Carregando...
Comissão de Atletas

Jaqueline Mourão toma posse na Comissão de Atletas do COB

Brasileira recordista de participações em Jogos Olímpicos substitui Isabel Swan, que assume a Coordenadoria de Esportes Femininos do COB

Jaqueline Mourão toma posse na Comissão de Atletas do COB
Roberto Nahon/COB

A Comissão de Atletas do COB tem uma nova integrante: Jaqueline Mourão, 45 anos, atleta olímpica no ciclismo mountain bike em Atenas 2004 e Pequim 2008 e de inverno no esqui cross country e no biatlo em Torino 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e PyeongChang 2018, substituirá a velejadora Isabel Swan, que renunciou ao mandato na CACOB para assumir a Coordenadoria de Esportes Femininos do COB.

“Estou super feliz em fazer parte da Comissão de Atletas Ciclo 2021-2024! Eu me candidatei, mas na época não entrei por pouco. A Isabel Swan, atleta incrível da vela, teve que sair para ocupar um cargo muito importante e especial para todas as mulheres ligadas ao esporte no COB e a saída dela abriu a minha entrada”, publicou Jaqueline Mourão em seu perfil.

Jaqueline foi a 15ª atleta mais votada, com 9 votos, a 3ª depois da última atleta automaticamente eleita, Ana Sátila (canoagem slalom). Mas atendendo aos critérios de elegibilidade (máximo de dois atletas por modalidade e equidade de gênero), Jade Barbosa, da ginástica, e Cisiane Dutra, do atletismo, não puderam assumir a vaga porque outros dois atletas da mesma modalidade (os ginastas Arthur Zanetti e Chico Barretto e os atletas Adriana Aparecida da Silva e Fabiano Peçanha) haviam recebido mais votos.

“Espero representar os atletas da melhor maneira possível e posso garantir logo nas primeiras reuniões que o nosso time é muito top! Muito animada para fazer a diferença não só nas pistas, mas também fora delas! Bora!”, completou.

A versatilidade de Jaqueline Mourão, que se divide entre três esportes, permitiu que a mineira de Belo Horizonte, disputasse seis edições dos Jogos Olímpicos, sendo duas de Verão e quatro de Inverno. É uma das atletas com maior número de participações olímpicas representando o país. Ela já está garantida em Tóquio 2020 e tem boas chances de chegar à oitava edição dos Jogos em Pequim 2022. 

Jaqueline ainda foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento de Vancouver 2010, na cerimônia de abertura de Sochi 2014 e medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019. Ela ainda foi eleita cinco vezes pelo COB como a melhor atleta do mountain bike (de 2002 a 2006) e, em 2012, foi eleita a melhor atleta dos esportes de neve.

“Estamos muito felizes pela chegada da Jaqueline Mourão ao nosso time, trazendo diferentes experiências, tanto em Jogos Olímpicos quanto em modalidades. Ela já está sendo bem atuante desde a sua posse. Desejamos toda a sorte do mundo à Isabel em sua nova função, acredito que ela tem muito a contribuir, e vamos seguir trabalhando forte para representar os atletas brasileiros! Bem-vinda, Jaqueline!”, disse Yane Marques, presidente da CACOB.

Outras notícias + Lista completa