Carregando...
COB

Instituto Olímpico Brasileiro abre inscrições para dois novos cursos online gratuitos

Fundamentos da Administração Esportiva e Curso Básico de Gestão para Treinadores são opções para capacitação de profissionais do esporte durante quarentena


Compartilhe
Instituto Olímpico Brasileiro abre inscrições para dois novos cursos online gratuitos

Em um momento que parte da população está em casa por causa do coronavírus, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) oferece boas oportunidades de capacitação e aprendizado para gestores e treinadores esportivos, que poderão ser realizadas inteiramente online e de forma gratuita. Nesta quinta-feira, dia 30, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação da entidade, abre inscrições para dois cursos: Fundamentos da Administração Esportiva (FAE) e Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT).

Para o FAE:

Voltado para colaboradores das principais entidades e órgãos esportivos do país, o FAE terá duas edições em 2020. A primeira entre abril e setembro, e a segunda entre agosto e dezembro. As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio através do link: https://www.cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro/programa-de-gestores. São oferecidas 120 vagas disponíveis e o processo seletivo atende a uma série de requisitos.

O FAE é uma das iniciativas dos Programas da Solidariedade Olímpica (SOI), do Comitê Olímpico Internacional, para o desenvolvimento administrativo dos diversos Comitês Olímpicos Nacionais. O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância. Ao final, os participantes receberão um certificado outorgado pela SOI.

Para o CBGT:

Já o CGBT é voltado exclusivamente a profissionais de Educação Física. Para participar do curso, o treinador deve possuir registro no Conselho Regional de Educação Física e estar envolvido com o movimento esportivo do país. Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (Federações, clubes, patrocinadores, atletas, entre outros). Para tanto, este curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras.

O CBGT é desenvolvido em quatro módulos e será oferecido em duas edições, sendo uma no primeiro semestre, com início no dia 1º de junho, e outra no segundo semestre, a partir do final de julho. As inscrições serão realizadas entre 30 de abril e 10 de maio, pelo link: https://www.cob.org.br/pt/cob/sobre-o-cob/instituto-olimpico-brasileiro/academia-brasileira-de-treinadores. A lista de candidatos aprovados será divulgada, por e-mail, na segunda semana de maio.

Além destes, outros dois cursos oferecidos pelo IOB também estão com inscrições abertas desde março, oferecendo conhecimento durante esse período de isolamento social: Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (para atletas, treinadores, gestores e demais agentes envolvidos com o esporte) e o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (para treinadores, professores e estudantes de Educação Física).

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais