Carregando...
Comissão de Atletas

III Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro é realizado em São Paulo

Comitê Olímpico do Brasil (COB) e CACOB reúnem representantes de 27 Comissões de Atletas dos esportes olímpicos

III Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro é realizado em São Paulo
Gaspar Nóbrega/COB

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) abriu nesta quinta-feira, 12/05, o III Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro. O evento realizado pelo COB reuniu 46 representantes dos atletas entre integrantes da CACOB e das Comissões de 27 Confederações Nacionais de esportes olímpicos e contou com a presença do presidente da entidade, Paulo Wanderley. O Fórum tem como objetivo a troca de informações e o fortalecimento da representação dos atletas na gestão esportiva.

“A cada ano o Fórum está sendo aprimorado. A cada ano, um novo aprendizado. As ações do COB para os atletas têm se intensificado nos últimos meses. Temos um contrato junto a Universidade Estácio de Sá para oferta de mais de 300 bolsas de graduação e pós-graduação; uma parceria com a New On, focado na área de saúde para ofertas de exames, atendimentos e outros. Tivemos, pela primeira vez, premiação em dinheiro dos medalhistas olímpicos. Temos também um projeto com as empresas patrocinadoras do COB, que podem contratar atletas e esse custo é retirado das verbas destinadas ao COB”, contou o presidente Paulo Wanderley Teixeira, que abriu o evento.

“Também incentivamos e valorizamos o aumento da representatividade dos atletas nos mais diversos órgãos administrativos. Isso sem contar com os seguidos recordes de investimentos diretos na atividade-fim, ou seja, nos atletas. Estamos no mesmo barco, remando juntos para ir mais longe, mais rápido e mais forte”, completou.

“Fico muito feliz em saber que as Confederações já colocam o Fórum entre os eventos do seu calendário. Isso mostra que o que estamos fazendo é muito importante e está, realmente, contribuindo para o desenvolvimento das Comissões de Atletas. Depois de uma primeira edição virtual e da segunda já presencial, mas ainda muito marcada pela pandemia, é um orgulho muito grande ver onde chegamos e o quanto evoluímos até aqui”, disse Yane Marques, medalhista olímpica e presidente da Comissão de Atletas do COB. “O esporte é minha vida. Então, estou devolvendo um pouquinho do que o esporte fez para mim. Temos lutado muito por essa aproximação. Estamos juntos nessa missão”, completou.

O evento começou na tarde desta quinta e contou com uma série de apresentações. Primeiramente, foi exibido o vídeo-resumo da segunda edição do Fórum, em 2021. Depois, os integrantes da CACOB e os participantes do evento se apresentaram. Diogo Silva foi o responsável por apresentar o feedback do Fórum de 2021. Beatriz “Baby” Futuro, Adriana Aparecida e Fernanda Ferreira apresentaram o documento elaborado pela CACOB com diversas informações como os direitos dos atletas, os canais de comunicação com a CACOB, possibilidade de cursos e documentos importante para as Comissões de Atletas. Fabiano Peçanha, vice-presidente, e Emerson Duarte falaram sobre a organização de uma Comissão, encerrando o primeiro bloco do evento.

Na sequência, foi a vez do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, falar sobre a importância da Comissão de Atletas na visão da gestão da Confederação. Ele detalhou o papel da participação dos atletas que é descrito em lei e também deu exemplos práticos de como o trabalho é realizando junto aos atletas na CBAt.

Já Ana Moser, medalhista olímpica no vôlei e presidente do Instituto Esporte Educação, deu a palestra "Políticas Públicas", em que explicou como funciona a legislação que envolve o esporte e sobre a história e o trabalho do seu instituto. A apresentação “Aposentadoria e pós-carreira do atleta”, de Jobson de Paiva Sales, diretor de pessoas do INSS, e Sebastião Faustino, diretor de benefícios do INSS, fechou o primeiro dia do evento.

A CACOB - Os integrantes eleitos da CACOB para o Ciclo Paris 2024 são Yane Marques (pentatlo moderno), presidente; Fabiano Peçanha (atletismo), vice-presidente; Diogo Silva (taekwondo); Poliana Okimoto (desportos aquáticos); Gustavo Guimarães (desportos aquáticos); Rodrigo Santana (vôlei); Eduarda Amorim (handebol); Adriana Aparecida da Silva (atletismo); Beatriz Futuro (rugby); Thiagus Petrus (handebol); Lucas Duque (rugby); Fernanda Ferreira (remo); Iziane Marques (basquete); Francisco Barretto Júnior (ginástica); Edson Bindilatti (desportos no gelo); Bárbara Seixas (vôlei); Juan Nogueira (boxe); Emerson Duarte (tiro esportivo); Arthur Zanetti (ginástica); Ana Sátila (canoagem) e Jaqueline Mourão (ciclismo/esqui) entre os que disputaram alguma das últimas duas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno. E Hortência Marcari (basquete); Jefferson Sabino (atletismo); Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo); e Joana Cortez (tênis) entre os atletas que competiram em Jogos anteriores a Londres 2012. 

1 de 24
Outras notícias + Lista completa