Carregando...
Jogos da Juventude

Governo de Pernambuco oficializa candidatura para sediar Jogos da Juventude 2026

Anúncio da cidade vencedora será feito no dia 13 de novembro, em João Pessoa, durante a cerimônia de abertura da edição 2024

Governo de Pernambuco oficializa candidatura para sediar Jogos da Juventude 2026
Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, e Luciano Leonídio, secretário executivo de Esportes de Pernambuco

O estado de Pernambuco entrou na disputa para sediar os Jogos da Juventude 2026. Na quarta-feira, 19, o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonídio, entregou ofício ao diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, Kenji Saito, área responsável pela realização dos Jogos, para fazer parte do processo de seleção da cidade-sede. 

“Trazer os Jogos da Juventude para Pernambuco, pela primeira vez, denota uma série de questões como, por exemplo, inserir o estado na rota de grandes eventos esportivos. Além disso, tem um impacto significativo no turismo, lazer e que repercute na movimentação econômica, no incremento da rede hoteleira e dá visibilidade ao nosso estado. Por outro lado, e acredito ser o mais importante, é o impacto na atividade esportiva e, neste sentido, temos feito ações que fortalecem o esporte, principalmente nas escolas”, disse Luciano Leonídio.

Kenji Saito também comentou sobre a candidatura de Pernambuco e reforçou que o sucesso dos Jogos da Juventude também depende de parcerias com estados e municípios. 

“Ficamos muito felizes com a candidatura de Pernambuco para sediar os Jogos da Juventude que, além de ser um evento multiesportivo que valoriza a união do esporte com a educação, estimula o processo de identificação de jovens atletas com potencial para o esporte de rendimento”, afirmou.

As cidades interessadas em sediar os Jogos da Juventude 2026 terão até o dia 31 de julho deste ano para enviar a proposta com todos os documentos exigidos, de acordo com edital divulgado. Na sequência, o COB publicará uma relação das classificadas nesta primeira fase. Por fim, serão realizadas visitas-técnicas para definição da sede.

O anúncio da cidade vencedora será feito no dia 13 de novembro, durante a cerimônia de abertura da edição 2024 dos Jogos da Juventude, em João Pessoa. Em 2025, o evento será realizado em Brasília.


Outras notícias + Lista completa