Carregando...
Antidoping

Em nova ação educativa, COB lança série de vídeos informativos sobre controle de dopagem

Ação é mais uma das que o Comitê vem implementando desde o começo da quarentena para orientar atletas sobre a COVID-19


Compartilhe
Em nova ação educativa, COB lança série de vídeos informativos sobre controle de dopagem

Na última semana, o Comitê Olímpico do Brasil deu mais um passo importante no apoio aos atletas durante a pandemia de coronavírus. Foi lançada uma série de vídeos informativos sobre os testes de controle de dopagem com orientações sobre como se portar em caso de uma testagem surpresa no período de quarentena e também com perguntas e respostas que detalham as ações das entidades reguladoras e medidas de proteção individual. Os vídeos possuem, em média, dois minutos com o objetivo de passarem uma mensagem clara em pouco tempo.

“É importante que os atletas estejam cientes de tudo que envolve o processo de testagem durante a quarentena”, disse Christian Trajano, médico e ex-diretor técnico da ABCD, gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB. “Os cuidados são semelhantes aos que devemos tomar normalmente, como usar máscaras, higienizar utensílios, evitar contato direto, mas há, por exemplo, orientações sobre como se portar caso o atleta esteja com COVID-19”, completa.

Os vídeos podem ser vistos no canal do Time Brasil no YouTube e podem ser acessados clicando aqui. Essa é mais uma das ações do COB para dar apoio aos atletas durante a pandemia. Primeiramente, houve a confecção de cartilha com cuidados de prevenção distribuída para toda a comunidade olímpica brasileira. Na sequência, foi elaborado tutorial em vídeo com orientação de exercícios para atletas se manterem ativos em casa. Material do Centro de Treinamento Time Brasil foi cedido para uso de atletas das Confederações Olímpicas em suas casas no período de isolamento social e os profissionais da equipe técnica multidisciplinar ficaram disponíveis para atendimentos remotos – e foram muito solicitados pelos atletas.

+ Baixe a cartilha de recomendações de treinamento e prevenção ao coronavírus produzida pelo COB 

As redes sociais também tiveram uma atuação importante, colocando os atletas para contar e inspirar com suas histórias e especialistas do COB para transferir conhecimento em inúmeras lives ao longo de quase três meses de isolamento social no país. Agora, num momento em que se debate o retorno às atividades, o Comitê trabalha, em conjunto com as áreas médicas das Confederações Olímpicas, na finalização do protocolo de volta aos treinamentos esportivos. Além disso, já elaborou um plano para envio de cerca de 200 atletas para treinamentos na Europa, em países que já estão em um estágio avançado de enfrentamento à COVID-19.

Educação e Prevenção ao Doping

O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), entidade que determina e realiza os Testes de Controle de Doping, realiza a Gestão de Resultados de uma análise positiva e encaminha o caso para julgamento na Justiça Antidopagem.

Criada em 2018, a área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização e democratização da informação para a proteção dos atletas, expandindo o acesso à educação antidoping desde as fases mais iniciais do desenvolvimento do atleta olímpico. Sob o lema “A proteção ao atleta é o que nos move”, a área já realizou ações que impactaram cerca de 5.000 pessoas diretamente, através de atividades presenciais, palestras e atendimentos individuais.

Apenas em 2019, por exemplo, foram realizadas palestras para as delegações que participaram dos Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019, Jogos Pan-americanos Lima 2019, Jogos Mundiais de Praia Doha 2019 e Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020. Além disso, em parceria com a área de Desenvolvimento, foram ministradas apresentações sobre o tema para jovens atletas de diversas modalidades como vela, judô e vôlei, além de etapas regionais e nacionais dos Jogos Escolares da Juventude. Em 2020, a área alcançou com as atividades e os materiais educativos disponibilizados no site aproximadamente 10.000 pessoas.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais