Carregando...
COB

Em constante evolução, Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) passa a abranger novos temas em 2021

Educação e Prevenção ao Doping, Gestão Esportiva e Lei Geral de Proteção de Dados integrarão o programa de governança do COB a partir deste ano


Compartilhe
Em constante evolução, Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) passa a abranger novos temas em 2021

Lançado em agosto de 2017, o Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) segue em evolução e aprimoramento contínuo. No último trimestre de 2020, o GET passou por uma revisão, um trabalho minucioso e extenso que contou com a contribuição de uma Comissão de Assessoramento e outras áreas do COB. A Comissão foi formada pelo membro do COI, Bernard Rajzman, a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques, o presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Ricardo Machado, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Matheus Figueiredo, e o vice-presidente do COB, Marco La Porta. 

+ Assista à reunião de Atualização do Programa GET 2021

Diretor geral do COB, Rogério Sampaio, abriu a reunião inaugural do Programa GET em 2021, que foi realizada virtualmente nesta terça-feira, dia 19, devido à pandemia da COVID-19, prestando homenagens a João Tomasini e anunciando as novidades. 

“Nesse primeiro encontro de 2021, quero desejar a todos um ano de muito sucesso, de muitas vitórias. Além disso, gostaria de prestar aqui uma homenagem ao nosso companheiro o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini. Nesse momento de imensa tristeza, gostaria lembrar deste incansável dirigente que ao longo das últimas décadas conseguiu transformar sua modalidade. Uma pessoa que inspirou e vai continuar inspirando todos nós”, disse Sampaio que em seguida falou sobre as mudanças no GET. “As 19 reuniões de trabalho levaram em consideração melhorias no conteúdo do Programa identificadas no decorrer do ano de 2020 e observações e sugestões das Confederações. O resultado foi que as perguntas e as evidências ficaram mais claras, e a implementação do programa ficará mais simplificada. Outros temas passam a integrar o questionário, como Educação e Prevenção ao Doping, tema tão importante para o Movimento Olímpico, a Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD) e outros 6 temas sobre Gestão Esportiva”. 

Com objetivo de auxiliar as Confederações Brasileiras Olímpicas em questões ligadas à governança, ética e transparência, o Programa possibilita mensurar a maturidade das entidades.

“Foi um trabalho minucioso. Revisamos perguntas, o peso dos temas, a composição do índice GET, a pontuação bônus e a redistribuição das categorias. A gestão esportiva é uma nova área de conhecimento do Programa. Já os resultados esportivos seguirão sendo medidos por outros 11 critérios da Lei das Loterias. Mesmo com essa ampliação, o GET teve uma redução em 14,20% na quantidade final de perguntas”, afirma Paula Neri, gestora do Programa. “A criação de mais uma categoria de orçamento das Confederações vai auxiliar no equilíbrio do agrupamento das entidades com realidades similares”, complementa”, complementa.


VEJA TAMBÉM

+ Baixe a Cartilha da Boa Governança no Esporte

+ Conheça o Programa GET

+ Programa GET COB realiza encontros virtuais com as Confederações


Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais