Carregando...
COB

Com retirada de candidatura, Eleição do COB terá três chapas

Período de inscrições se encerrou nesta terça, 08/09; os candidatos passarão por duas checagens para terem a candidatura oficializada


Compartilhe
Com retirada de candidatura, Eleição do COB terá três chapas
Heitor Vilela/COB

- Eleições COB - Documentos
- Eleições CACOB - Documentos
- Eleições Membro Independente do Conselho de Ética - Documentos

* Matéria atualizada dia 10/09/2020, às 17h30, com a informação da retirada da candidatura da chapa de Alberto Murray e Mauro Silva. * Atualização: Retiraram suas candidaturas ao Conselho de Administração do COB Ricardo Pacheco Machado, presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, no dia 14/09/2020;  Luis Carlos Do Nascimento, presidente da Confederação Brasileira de Karate, e Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela, ambos no dia 16/09/2020. No dia 21/09/2020 Fabiana Bentes retirou sua candidatura a membro Independente do Conselho Administrativo do COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem três chapas na eleição para presidente e vice-presidente da entidade. As chapas são compostas Helio Meirelles Cardoso e Robson Caetano; Paulo Wanderley e Marco La Porta; e Rafael Westrupp e Emanuel Rego. Todos os candidatos passarão por duas checagens para terem a candidatura oficializada, uma documental e outra de integridade.

Incialmente, a eleição do COB teve a inscrição de quatro chapas para presidente e vice-presidente. Porém, no dia 10 de setembro, o candidato Alberto Murray Neto informou oficialmente à Comissão Eleitoral do COB a retirada de sua chapa, ao lado de Mauro Silva. A eleição será no dia 07 de outubro, no Rio de Janeiro.

Na mesma ocasião, a Assembleia Geral irá escolher os sete representantes de Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e o membro independente que tomarão assento no Conselho de Administração por quatro anos.

O Conselho de Administração é o responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança dentro do COB. Subordinado à Assembleia Geral, é composto, além do membro independente, pelo presidente do COB; pelos membros brasileiros do COI; pelos presidente e pelo vice-presidente da Comissão de Atletas; e por sete presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto filiadas ao COB.

Atualmente, a Assembleia Geral é composta pelos presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e Inverno; os dois membros brasileiros do COI – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e 12 representantes da Comissão de Atletas.

Candidatos 

Qualquer brasileiro pode se candidatar aos cargos de presidente e vice do COB desde que, no momento da posse, tenha mais de 18 anos de idade; não tenha sofrido pena de exclusão pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ou por quaisquer Federações Internacionais reconhecidas pelo COI; e não mantenha vínculo empregatício com entidade de administração ou de prática desportiva, exceto os representantes dos atletas com contrato especial de trabalho desportivo.

Não são elegíveis candidatos que não possam concorrer a cargos públicos; afastadas por gestão temerária ou fraudulenta no esporte; inadimplentes na prestação de contas de recursos públicos em decisão administrativa definitiva; inadimplentes na prestação de contas do COB, por decisão deste ou judicial definitiva; inadimplentes das contribuições previdenciárias e trabalhistas inscritos em dívida ativa; e administradores, sócios gerentes ou dirigentes de empresas que tenham tido sua falência decretada.

Membro Independente do Conselho de Administração 

O representante deste cargo é aquele que não mantém ou manteve nos últimos dois anos qualquer vínculo econômico ou jurídico com entidades do Sistema Nacional do Desporto, bem como seus parentes, afins ou consanguíneos, até o segundo grau. No dia 21/09/2020, Fabiana Bentes, da Sou do Esporte, informou a retirada de sua candidatura a Membro Independente do Conselho Administrativo.

Os candidatos inscritos são:

Adriana Sanches dos Santos
Georgios Stylianos Hatzidakis
Marcus Vinicius Simões de Freire
Maria Pia Buchheim
Ricardo Leyser Gonçalves
Rodney Rocha Miranda
Willian Miotto Nadir

Retiram suas candidaturas ao Conselho de Administração do COB Ricardo Pacheco Machadopresidente da Confederação Brasileira de Esgrima, no dia 14/09/2020; Luiz Carlos Do Nascimento, presidente da Confederação Brasileira de Karate, e Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela, ambos no dia 16/09/2020. Os presidentes de ENADs que concorrem aos sete assentos no Conselho de Administração são: 

Adalvo Argolo (Surf)
Alberto Cavalcanti Maciel Junior (Taekwondo)
Enrique Montero Dias (Levantamento de Pesos)
Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon)
João Tomasini Schwertner (Canoagem)
Jose Luiz Vasconcellos (Ciclismo)
Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
Luiz Fernando Coelho de Oliveira (Desportos Aquáticos)
Matheus Figueiredo (Desportos no Gelo)
Raphael Nishimura (Escalada Esportiva)
Silvio Acácio Borges (Judô)


Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais