Carregando...
Time Brasil

É campeão! Hugo Calderano vence o WTT Star Contender no Catar

Número 8 do mundo bateu Darko Jorgic na decisão e escreve definitivamente o seu nome na galeria dos grandes campeões do tênis de mesa mundial

É campeão! Hugo Calderano vence o WTT Star Contender no Catar
WTT

O brasileiro Hugo Calderano, número 8 do ranking mundial de tênis de mesa, é o grande campeão do WTT Star Contender, uma das principais competições do Circuito Mundial da modalidade. Na manhã deste sábado (25), ele bateu o eslovaco Darko Jorgic, 25° do ranking mundial, por 4 a 2 (11/5, 6/11, 10/12, 11/9, 11/3 e 11/9), na Lusail Sports Arena, em Doha, no Catar.

Além de ter vencido o Aberto do Brasil, em 2017, Calderano já havia chegado a uma final de evento individual Platinum, curiosamente na mesma cidade de Doha, em 2018. Na ocasião, ficou com a medalha de prata. Desta vez, escreveu seu nome entre os grandes campeões das principais etapas mundiais.

Nas Américas, Calderano é dominante. Atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, não perde no continente há muitos anos e chegou ao patamar onde nenhum latino-americano alcançou, no Top 10 do ranking, a partir de 2018.

Menos de três horas antes, ele derrotou o inglês Liam Pitchford, 15° do ranking, por 4 a 1 (11/2, 11/8, 8/11, 11/5 e 11/9).

O brasileiro começou a partida final com a mesma eficiência do jogo anterior. Muito bem na recepção e nas ações ofensivas, foi o dono da primeira parcial e dava a impressão que repetiria o que fez no confronto anterior.

Mas, no segundo set, teve uma queda grande de rendimento e viu Jorgic dominar completamente a partida. O eslovaco seguiu mandando no confronto no início da terceira parcial, mas Calderano conseguiu uma sequência incrível de pontos e teve três set points a seu favor. Não fechou e permitiu a virada, por 12 a 10.

O quarto set era um momento chave do jogo. Nova derrota complicaria demais a vida do brasileiro no duelo decisivo. E o confronto foi muito equilibrado, com os dois jogadores se alternando na frente do placar. Calderano foi melhor nos momentos decisivos, quando estava 9 a 9, finalizando a parcial.

A vitória parece ter dado confiança ao brasileiro. Ele estava confortável na mesa para aplicar seus melhores golpes. Abriu 5 a 0 logo no início do quinto set e controlou completamente o jogo, finalizando com folga. Na sexta parcial, chegou a abrir 8 a 4, mas permitiu que o eslovaco encostasse, obrigando o técnico Jean-René Mounié a pedir tempo. O brasileiro voltou a dominar e fechou em 11 a 9, garantindo o título.

“Posso dizer que estou muito feliz de ver que o trabalho do Hugo foi recompensado. Ele jogou muito bem, com uma intensidade muito alta. Isso é uma grande satisfação”, disse o técnico Jean-René Mounié, logo após a  conquista.


Fonte: CBTM
Outras notícias + Lista completa