Carregando...
Time Brasil

Doze pentatletas brasileiros participam da edição inaugural do laser-run virtual

Danilo Fagundes obtém o melhor resultado, terminando em 11º na categoria Júnior e Sênior


Compartilhe
Doze pentatletas brasileiros participam da edição inaugural do laser-run virtual
Alex Ferro/Exemplus/COB

O Brasil marcou presença na primeira edição do laser-run virtual organizado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Dentre os 801 inscritos, de 52 países, 12 são brasileiros. O destaque da equipe nacional foi o carioca Danilo Fagundes, 32 anos, que ficou em 11º na categoria Júnior e Sênior, que reuniu 70 competidores.

Danilo cravou 2min17s70 em sua série, pouco mais de 3 segundos a mais do último classificado para a final, o egípcio Ahmed Algendy, 20, que marcou 2min14s78 e foi o sexto colocado da bateria. O pentatleta africano foi ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e é o atual vice-campeão mundial júnior.

Nossos atletas participaram de quatro das seis categorias do #LaserHomeRun. Além de Danilo, o país também esteve representado por Marilyn Silva (Master 40+); Luciana Guimarães e William Muinhos (Júnior e Sênior); João Victor Acioly (sub-19); e Ana Clara Bezerra, Ana Clara Ferreira, Francisco dos Santos, Isabela Zucchi, Kaio Ribeiro, Maria Eduarda Costa e Rômulo Bandeira (sub-15).

Os eventos do torneio virtual começaram na segunda e terça-feira, 4 e 5, com as qualificações em cada categoria, e as finais aconteceram na quinta, dia 7.

O torneio

O #LaserHomeRun foi criado pela UIPM para manter os pentatletas ativos e unidos durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A prova de tiro a laser alternada com corrida é tradicionalmente a última nas disputas do pentatlo moderno.

Para o torneio virtual, a prova sofreu alterações, principalmente na corrida. O percurso, que chega a 800 metros em cara série, foi substituído por polichinelo, agachamento de salto (jumping squat) ou levantamento de joelhos (high knees), dependendo da categoria.

Dentre os 801 inscritos, o atleta mais novo tinha seis anos e o mais velho, 83. Três medalhistas olímpicos competiram: o russo Anatoli Starostin (ouro individual e por equipes em Moscou 1980 e prata por equipes em Barcelona 1992); a francesa Elodie Clouvel (prata em Rio 2016); e a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (bronze em Pequim 2008).

Brasileiros na disputa

MASTER 40+
Marilyn Silva

SÊNIOR
Danilo Fagundes
Luciana Guimarães

William Muinhos


SUB-19

João Victor Acioly

SUB-15
Ana Clara Bezerra
Ana Clara Ferreira
Francisco dos Santos
Isabela Zucchi
Kaio Ribeiro
Maria Eduarda Costa
Rômulo Bandeira


Fonte: CBPM

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais