Carregando...
COB

Conselho de Ética divulga Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade


Compartilhe
Conselho de Ética divulga Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade

O Comitê de Ética do Comitê Olímpico do Brasil divulgou nesta quarta-feira, dia 8 de julho, o Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade que estão vinculados ao órgão. Com objetivo de detalhar as regras de funcionamento, definir responsabilidades, atribuições e funções, o Regimento tem sete capítulos distribuídos em Constituição e Princípios, Composição, Atribuições e Competências, Gestão do Canal de Ouvidoria, Órgãos Auxiliares e Disposições Gerais.

De acordo com o Regimento, os Comitês de Conformidade e de Integridade do Comitê COB devem agir em conformidade com a missão e os valores do COB e conduzir seus trabalhos de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, de acordo com as disposições do Código de Ética, Regimento Interno do Conselho de Ética e Estatuto Social do Comitê.

+ Conheça o Conselho de Ética do COB 

Entre suas atribuições e competências estão a checagem da integridade dos candidatos às funções eletivas do COB, dos demais membros dos poderes e principais executivos, assim como a verificação contínua da conformidade dos processos internos e do resguardo da entidade perante eventuais conflitos de interesses.

Já ao Líder de Conformidade do COB é delegada a responsabilidade de implementar o programa de Compliance de Integridade da entidade, zelar pela cultura e melhores práticas de Governança Corporativa, avaliar e processar as denúncias recebidas nos canais de ouvidoria. 

 “A aplicação dos melhores princípios de boa governança no Movimento Olímpico também depende de um arcabouço regulamentar bem estruturado. Os membros do Conselho de Ética estão atentos para a constante busca na melhoria de processos e procedimentos, visando acolher, avaliar e julgar denúncias de forma segura e confidencial. Espero que as pessoas envolvidas no Movimento Olímpico se familiarizem com os canais de ouvidoria, compreendam a importância desses órgãos e, sem medo de retaliação, sintam-se à vontade para manifestar-se diante de situações impróprias que violam a governança, a ética e a transparência do esporte”, diz o presidente do Conselho de Ética do COB, Sami Arap Sobrinho.

Para ler o Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade na íntegra, clique aqui.


VEJA TAMBÉM

+ Estatuto do Comitê Olímpico do Brasil

+ OUVIDORIA: Canal de Ouvidoria e Ética do COB

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais