Carregando...
Jogos Escolares

Conexão Brasil Japão: Vinícius Rizza e Ise Takato dividem o alto do pódio nos Jogos Escolares

Atleta brasiliense leva o ouro nos 100m livre e ainda é presenteado pelo nadador japonês


Compartilhe
Conexão Brasil Japão: Vinícius Rizza e Ise Takato dividem o alto do pódio nos Jogos Escolares
William Lucas/Inovafoto/COB

O nadador Vinícius Rizza, de 14 anos, conquistou a medalha de ouro nos 100m livre dos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019. Nesta quinta-feira, 28, o atleta do Colégio La Salle, de Brasília (DF), venceu a prova disputada na piscina do Sesi (54s02) e dividiu o alto do pódio com o japonês convidado para disputar a maior competição escolar do país, Ise Takato, também de 14 anos, que fez 53s30 (por ser uma competição nacional, os brasileiros dividem o pódio com atletas de outras nacionalidades).

Além da medalha de ouro, Vinícius ainda levou para a casa uma lembrança do seu novo amigo: um pequeno sushi de plástico. “Os japoneses são muito educados, trouxeram várias camisas, casacos e outros presentes. Ganhei esse 'sushizinho' e entreguei uma pulseira para ele. Mas ainda quero trocar o meu casaco”, diz o jovem, que começou a competir há apenas dois anos e somente em 2019 disputou os primeiros campeonatos nacionais. Essa, por exemplo, é sua estreia nos Jogos Escolares. 

“Meus treinamentos visam muito mais a técnica do que a força. Faço treinos físicos somente às segundas, quartas e sextas. Esse é o objetivo que eu e o meu treinador traçamos. Os treinos físicos duram cerca de 45 minutos, enquanto os treinos técnicos na piscina começam às 16 horas e vão até 19h30, 20h”, explica Vinicius.

A manhã desta quinta-feira voltou a contar com atletas japoneses no pódio dos Jogos escolares da Juventude. Ise Takato, que já havia vencido os 50m livre e os 200m medley, quarta-feira, voltou a subir no alto do pódio, dessa vez nos 100m livre (53s30). Kumagaya Natsuki também venceu a sua prova, os 50m peito (33s77). Por fim, Takato e Natsuki ainda conquistaram o bronze com a o revezamento 4x50 medley misto, composto também por Umehara Miko e Watanabe Ryunosuke (1min59s51).

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

+ AO VIVO: acompanhe as transmissões dos Jogos Escolares da Juventude na nossa página no Facebook
+ GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens do evento em Blumenau