Carregando...
Comissão de Atletas

Comissão de Atletas do COI promove pesquisa sobre Regra 50 com atletas olímpicos

Consulta procura analisar opinião de esportistas de todo o mundo sobre cláusula que impede manifestações durante os Jogos Olímpicos

Comissão de Atletas do COI promove pesquisa sobre Regra 50 com atletas olímpicos

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional está realizando uma consulta com os atletas olímpicos e de elite sobre como eles gostariam de expressar suas opiniões durante os Jogos Olímpicos, logicamente, respeitando o espírito olímpico. 

O atleta olímpico interessado pode realizar um registro no link abaixo e, num prazo de 24 horas, receberá um outro link pessoal e exclusivo para a consulta: https://www.olympic.org/athlete365/a365-registration/. É importante ressaltar que o processo de registro é somente em inglês, porém a pesquisa está disponível em 10 idiomas e as respostas são anônimas.


“Hoje a Regra 50 proíbe atletas de se manifestarem política/ religiosa/ etnicamente, em arenas de competição, pódio e nas cerimônias oficiais. Depois do movimento do Black Lives Matter, o COI se viu pressionado pelos atletas e comunidade a rever alguns pontos dessa regra. E este é o momento de darmos nossa contribuição! Todos os atletas olímpicos, mesmo de Jogos Olímpicos anteriores, podem e devem opinar”, disse Poliana Okimoto, integrante da CACOB e que lidera o movimento do Comitê Feminino da Natação Brasileira.

A Comissão de Atletas do COI ressalta que o racismo ou qualquer forma de discriminação não tem lugar no esporte. Os Jogos Olímpicos são uma demonstração global de inclusão e luta contra o racismo, reunindo atletas de todo o mundo, de 206 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e da Equipe Olímpica de Refugiados do COI. Além disso, a CACOI reforça que é importante garantir que os atletas sejam ouvidos na tomada de decisão do COI sobre a Regra 50.

Fonte: COI

Outras notícias + Lista completa