Carregando...
COB

COB promove o programa Transforma para escolas brasileiras no Japão

Apresentação do programa do Promoção dos Valores Olímpicos foi realizada na embaixada do Brasil em Tóquio nesta sexta


Compartilhe
COB promove o programa Transforma para escolas brasileiras no Japão
Alexandre Castello Branco/COB

 O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou nesta sexta-feira, dia 27, o Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos da entidade, para diretores, coordenadores pedagógicos e professores de 10 escolas brasileiras do Japão. O evento foi realizado na embaixada do Brasil em Tóquio. A ideia é que os professores que estiveram presentes sejam multiplicadores para os quase 500 professores brasileiros que trabalham em mais de 30 instituições de ensino homologadas pela embaixada. 

Ao todo, mais de 4.000 alunos podem ser atingidos pelo Transforma, programa que tem como objetivo contribuir para a formação integral do ser humano. “Apresentamos o programa e as oportunidades dos cursos. Os próximos passos são turmas específicas do curso Valores Olímpicos para a Vida (VOV) para esse público. O Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos também foi apresentado, e os interessados se matricularão por meio do link divulgado pelo Instituto Olímpico Brasileiro”, disse Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpico do COB.

Cada um dos representantes presentes ao evento dessa sexta vai divulgar o Transforma em suas respectivas escolas. A ideia é iniciar uma nova turma do VOV em novembro, com duração até fevereiro de 2020.

“Estamos também planejando uma ação com alunos de algumas escolas durante os Jogos, em alguma das bases do Time Brasil ou na Casa Brasil. A menos de um ano dos Jogos Tóquio 2020, é uma excelente oportunidade de difundir os Valores Olímpicos para a comunidade brasileira no Japão”, disse Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB.

O VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos, que são amizade, excelência e respeito com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e também contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes.

Já o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) compartilha o conteúdo de Valores Olímpicos e oferece práticas esportivas diversificadas, lúdicas e prazerosas, planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças.

Para participar, os educadores serão cadastrados na plataforma Transforma, onde terão acesso e todo o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico.

Os objetivos do Transforma são levar a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas, com ênfase nos Valores Olímpicos; e proporcionar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em consonância com a Base Nacional Comum (BNCC).

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais