Carregando...
COB

COB lança curso “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”

Conteúdo educacional tem como objetivo conscientização sobre igualdade e equidade de gênero no ambiente esportivo

COB lança curso “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lança nesta terça-feira (05) o curso online “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”, que visa à conscientização sobre a necessidade de aprofundar o debate sobre a igualdade de gênero no âmbito esportivo. O curso é uma realização do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB e já está disponível de forma gratuita no link https://www.cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro/cursos-do-iob?curso=equilibrando-o-jogo-igualdade-de-genero-no-esporte.  

Como parte do lançamento do curso, o COB promoveu uma live de apresentação do conteúdo do novo curso no YouTube do Time Brasil também nesta terça (05). Sob mediação da jornalista Renata Mendonça, cofundadora do canal Dibradoras e comentarista esportiva do Grupo Globo, a mesa redonda contou com a presença do presidente do COB, Paulo Wanderley, da Fofão, campeã olímpica de vôlei e atual treinadora da seleção brasileira feminina sub-17 de voleibol, e da Olga Bagatini, jornalista, representante da ONU Mulheres e ativista pela maior participação de mulheres em todas as áreas do esporte.  

Inspirado em diretrizes e iniciativas para acelerar a igualdade de gênero no esporte, desenvolvidas pelo Comitê Olímpico Internacional, o IOB promoveu a criação do curso “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”, em parceria com a Área Mulher no Esporte do COB. A iniciativa foi realizada em colaboração com a ONU Mulheres, por meio do programa Uma Vitória Leva à Outra (UVLO), e se alinha às ações de prevenção e enfrentamento de violências como racismo, abuso, assédio, entre outras, que compõem o Programa Esporte Seguro do COB, reforçando a necessidade do tratamento de temas essenciais ao esporte pela implementação de princípios gerais de segurança. 

“A criação deste curso vem em prol da igualdade de gênero no esporte e tem como objetivo principal contribuir para a valorização e empoderamento das mulheres. Da mesma forma, com o teor educacional, pretende-se contribuir para a eliminação de todas as formas de desigualdades e discriminações no ambiente esportivo e nas instituições que participam da cadeia de relacionamento do COB. Portanto, o curso vem para contribuir com o desenvolvimento de uma comunidade esportiva mais segura, inclusiva e vitoriosa, em defesa da equidade de gênero nas diversas esferas do meio esportivo”, ressaltou o presidente do COB, Paulo Wanderley.  

O conteúdo do curso traz histórico e conceitos essenciais sobre gênero, igualdade e equidade de gênero, e propõe uma reflexão sobre a reprodução de estereótipos de gênero nocivos dentro e fora da comunidade esportiva. Além disso, o curso apresenta maneiras de fomentar a igualdade entre mulheres e homens na promoção de um ambiente esportivo mais igualitário e livre de violências. 

O curso “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte” é aberto ao público geral e tem como público-alvo atletas, treinadores, gestores esportivos, colaboradores do COB, integrantes de equipes multidisciplinares, entre outros. O acesso é feito pela plataforma do Instituto Olímpico Brasileiro hospedada no site oficial do COB.  

ÁREA MULHER NO ESPORTE 

Desde que lançou a Área Mulher no Esporte, em 2021, o COB tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres. Entre elas estão a Comissão da Mulher no Esporte, , a criação da Política de Equidade de Gênero, a destinação de recurso exclusivo para projetos das confederações voltados ao desenvolvimento do esporte feminino, entre outras medidas, todas com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento de atletas e colaboradoras. 

Outras notícias + Lista completa