Carregando...
COB

COB finaliza 11ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva

Formatura aconteceu nesta quinta-feira, 25, no auditório da entidade

COB finaliza 11ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva
Foto: Guilherme Taboada / COB

A 11ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) teve o seu encerramento nesta quinta-feira, 25, com a formatura de 30 alunos. Ao longo da semana, os participantes finalizaram o IV Módulo Presencial, que aconteceu na sede do Comitê Olímpico do Brasil, no Rio de Janeiro. Realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, o curso de formação de gestores teve como tema central a construção de Planos de Negócios para as organizações esportivas. O presidente do COB, Paulo Wanderley, compartilhou uma mensagem aos participantes.  

“O sucesso do esporte como um todo depende que atletas, treinadores e gestores estejam preparados e em sintonia. Hoje vemos pessoas cada vez mais em busca do saber e do conhecimento. Com essa iniciativa, o COB pretende contribuir para que as Organizações Esportivas determinem seus objetivos, estratégias e ações, com o intuito de lidar com as mudanças que possam ocorrer no âmbito esportivo”, afirmou Paulo Wanderley, que completou: “Desejo sucesso aos participantes, foco no que fazem e que ponham em prática o que assimilaram no curso”.  

“O Programa de Gestores é uma meta importante do COB, pois entendemos que eles são peças fundamentais para o desenvolvimento esportivo. Um bom gestor e uma boa gestora prepara o ambiente para os atletas e treinadores, além de desenvolver políticas e processos que permitem transparência, sustentabilidade e sucesso ao esporte”, afirmou Soraya Carvalho, gerente do IOB.  

No IV Módulo Presencial do CAGE os alunos acompanharam palestras e workshops como o Programa Esporte Seguro para Organizações (PESORG), com Soraya Carvalho, gerente do IOB, e Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual, com Julieta Jacob, mestra em Direitos Humanos. O encerramento também contou com as pré-defesas e apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso para a banca avaliadora, com destaque para o TCC da aluna Ana Lígia Borba, que foi eleito o melhor trabalho da turma. A representante da Federação de Triathlon de Santa Catarina abordou a ampliação do acesso à infraestrutura de treinamento da modalidade no estado por meio de uma rede de parcerias estratégicas e clube de benefícios.  

“Ganhamos muito nesse curso vendo os desafios que as outras modalidades enfrentam. Acredito que tem muito para acrescentar para todos, principalmente quando vemos pessoas com tantas experiências. No meu TCC, além dessa visão, também trouxe os desafios do mercado, assim como a justificativa da existência dessas organizações. Estou muito feliz com o reconhecimento e agora é colocar em prática na FETRISC (Federação de Triathlon de Santa Catarina)”, falou Ana Lígia Borba, aluna do CAGE.