Carregando...
COB

COB é o segundo Comitê Olímpico do mundo em alcance digital, aponta IBOPE Repucom

Ranking Digital de Comitês Olímpicos analisou cinco plataformas digitais dos 30 países com melhor performance no quadro geral de medalhas das últimas 5 edições dos Jogos de Verão


Compartilhe
COB é o segundo Comitê Olímpico do mundo em alcance digital, aponta IBOPE Repucom

Enquanto os atletas focam na preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, marcados para começar no dia 23 de julho de 2021, a torcida acompanha atentamente o dia a dia deles pelas redes sociais. E uma pesquisa do IBOPE Repucom, que inaugurou o Ranking Digital de Comitês Olímpicos Nacionais, mostra que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) é responsável por algumas das páginas preferidas dos torcedores. Entre os 30 países com o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos de Verão nas últimas 5 edições (2000-2016), o Time Brasil ocupa a segunda colocação do ranking, com 3 milhões de inscritos nas cinco plataformas digitais analisadas na pesquisa (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok), atrás apenas dos Estados Unidos.

“O centro de nossa estratégia passa pelo atleta, nosso maior influenciador, que humaniza a relação do COB com o fã. Além disso, a inteligência digital é fundamental. Estamos sempre atentos às tendências, o que nos leva a incorporar rapidamente e com consistência o que tem de mais quente nas nossas estratégias. Isso vale para as lives, que começamos a fazer sistematicamente mesmo antes da pandemia, e também para nossa chegada ao Tik Tok”, disse Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB.

As organizações nacionais com o maior número de inscritos são: Estados Unidos (8,5 milhões de inscritos), Brasil (3 milhões), Grã-Bretanha (2,8 milhões), Canadá (1,9 milhão) e Japão (1,2 milhão). O Brasil também fica na vice-liderança no número de seguidores no Facebook e TikTok. O Facebook domina o número de inscritos do país, com 77% do volume total de inscritos.

“Termos sido o país-sede em 2016 foi o principal fator para o crescimento e manutenção do interesse dos brasileiros pelos Jogos Olímpicos. Hoje, 72% dos internautas brasileiros com 18 anos ou mais se declaram fãs de Olimpíadas, um salto de 30% em relação a 2016. Após mais de quatro anos da Rio 2016, estamos nos lugares mais altos do pódio em alcance digital, um legado valioso e que oferece um enorme potencial para os patrocinadores na promoção e associação de suas marcas aos valores mais nobres do esporte mundial”, analisou Arthur Bernardo, diretor executivo do IBOPE Repucom.