Carregando...
Jogos da Juventude

Aluna e atleta exemplar, Fernanda Alvaz realiza sonho na ginástica rítmica e almeja novos feitos

Aos 14 anos, paulista mostra evolução técnica após treinos virtuais durante a pandemia e se destaca contra atletas mais velhas nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023

Aluna e atleta exemplar, Fernanda Alvaz realiza sonho na ginástica rítmica e almeja novos feitos
Beto Noval/COB
Quando liderou uma seletiva no ano de 2019 para a categoria infantil da ginástica rítmica, que reúne atletas de 11 e 12 anos, a treinadora Fabiana Neves Rubini, do SERC São Caetano, sabia que estava diante de um diamante. Tratava-se de Fernanda Alvaz, hoje com 14 anos e destaque da delegação de São Paulo nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023. 

Neste sábado (2), a ginasta registrou a maior nota das apresentações das bolas da 1ª divisão, com 28.150, e mostrou que chega forte na briga por mais uma medalha, em um ano para lá de especial. Neste domingo (3), ela compete no arco. A soma das duas notas definirá as medalhistas no individual geral. Além disso, acontecerá a decisão por estados, com a soma das notas das duas atletas de cada delegação. 

"Eu pensei: "essa menina precisa ser trabalhada, porque é um talento", lembra Fabiana, sobre o dia em que começou a treinar diretamente a atleta no clube do ABC Paulista.

A aproximação com a jovem trouxe outras surpresas positivas, como a desenvoltura para absorver informações. Seja nas salas de aula, em que acumula notas expressivas, ou no esporte, Fernanda se atenta a cada detalhe em busca da evolução que a modalidade exige. 

"Não é fácil, pois tenho uma rotina puxada, mas estou vivendo um sonho e está sendo incrível. Tiro boas notas, apesar de ficar muito tempo longe por causa da ginástica rítmica. Tenho todo o apoio da minha escola, dos meus pais e da minha treinadora", comemora Fernanda. 

A atuação da técnica Fabiana tem sido um trunfo na evolução da jovem, que este ano ganhou espaço na Seleção Brasileira e deu passos importantes para se consolidar no cenário nacional.