Carregando...
Santiago 2023

A menos de 2 meses de Santiago 2023, COB reúne Chefes de Equipe para finalizar detalhes da operação

Ao todo, 50 líderes de modalidades estiveram presencialmente na abertura do Curso de Capacitação nesta quarta-feira, 23, que contou com o Presidente Paulo Wanderley e o Chefe de Missão Rogério Sampaio

A menos de 2 meses de Santiago 2023, COB reúne Chefes de Equipe para finalizar detalhes da operação
Bruno Lorenzo/COB

Falta muito pouco para o início dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, que terão sua cerimônia inaugural no próximo dia 20 de outubro. O Brasil já tem 576 vagas garantidas em 37 modalidades. A expectativa é que a delegação brasileira tenha em torno de 600 atletas e quase 1000 pessoas ao todo, contando com comissões técnicas e oficiais. Será a maior delegação do Brasil fora do país e, por isso, um grande desafio logístico. 

Nesse contexto, a figura do Chefe de Equipe, gestor responsável pelo contato direto entre as áreas operacionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e os atletas de cada esporte, se torna fundamental. Nesta quarta-feira, 23/08, 50 líderes, dos 55 que estarão em atuação no Chile, se reuniram no Rio de Janeiro para o III Módulo do Curso de Capacitação dos Chefes de Equipe (CCCE), o primeiro presencial. O objetivo dessa ação é focar nos últimos detalhes antes da viagem para a competição.

“Mesmo com os excelentes resultados nas últimas competições, devemos sempre estar atentos, nos planejar e olhar para frente, rumo aos próximos desafios. Para Santiago 2023, o COB está investindo ainda mais nos Chefes de Equipe, com o objetivo de desenvolver esse profissional. Contamos com o empenho, o comprometimento e a parceria de cada um deles para que cumpramos nossos objetivos nos Jogos Pan-americanos. Não tenho dúvidas de que o encontro será uma experiência enriquecedora e um diferencial para a atuação deles em Santiago”, disse o Presidente Paulo Wanderley.

Na abertura do evento, o judoca medalhista olímpico Flávio Canto, fundador do Instituto Reação, que realiza um importante papel socioeducacional em comunidades do Rio de Janeiro, fez uma palestra sobre liderança para os 50 Chefes de Equipe. O III Módulo do CCCE vai até a próxima sexta, 25, e terá apresentações de 10 áreas funcionais do COB, detalhando suas ações pré-evento e durante Santiago 2023; sobre o Projeto Casa Brasil e de temas transversais ligados à saúde do atleta ("Importância do Sono e Descanso na Preparação dos Atletas" e "Prevenção de Lesões"), além de atividades práticas e estudos de caso. Haverá também atendimento individual dos representantes de cada uma das áreas operacionais aos Chefes de Equipe, que tiveram a oportunidade de enviar suas dúvidas previamente.

“Como estamos na reta final de preparação para os Jogos, o volume de entregas aumenta muito e a qualidade delas é fundamental para o bom andamento da Missão. Precisamos ainda mais desses gestores, atuando em conjunto com o COB, cumprindo datas, regras, orientações. Estamos trabalhando com muito afinco para cumprir nosso maior objetivo: proporcionar aos atletas toda a estrutura para que possam focar apenas no seu desempenho, em dar o seu melhor no dia da prova”, disse Rogério Sampaio, Chefe da Missão Santiago 2023.

Nos últimos anos, o COB imprimiu um modelo profissional de gestão na entidade, pautado nos mais modernos conceitos de administração e caracterizado pelo profissionalismo e pela qualidade das ações em sua área técnica e administrativa. O esporte de alto rendimento, hoje, exige um aperfeiçoamento e inovação constantes. O trabalho do Chefe de Equipe vai além do período da competição.

“Queremos todos os envolvidos na Missão Santiago 2023 na mesma página, focados no único objetivo de obter a melhor performance da carreira nos Jogos Pan-americanos. É um período de ajuste final, de trabalhar os detalhes porque todo o planejamento macro já foi executado. Vamos aproveitar essa oportunidade de estar presencialmente, olho no olho, para bater com cada um dos Chefes de Equipe detalhes da delegação como serviços esportivos e ticketing, operações médicas e saúde do atleta, hospedagem, transporte aéreo e terrestre, uniformes, operações de comunicação, dentre outros. É uma ação de grande relevância”, disse o diretor de Alto Rendimento Ney Wilson.

O CCCE

O Curso de Capacitação de Chefes de Equipe (CCCE) visa complementar a formação profissional de Chefes de Equipe por meio de atividades de cunho educacional de qualidade e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte Olímpico nacional. O CCCE está estruturado a partir de uma programação composta por atividades teórico-práticas, dinâmicas, aulas na plataforma de ensino a distância, e desenvolvimento de relatórios.

O formato pedagógico do curso baseia-se no sistema híbrido de ensino, estruturado por meio de módulos presenciais e módulos de ensino a distância, desenvolvidos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Chefes de Equipe de Santiago já passaram por algumas atividades do curso, de acordo com a programação, tais como: módulo virtual de abertura; II Módulo Virtual; módulos do Ensino a Distância, realização de questionários diagnósticos, entre outras.

Os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 serão disputados de 20 de outubro e 05 de novembro, em 26 áreas de competição espalhadas por quatro regiões do país: Metropolitana Valparaíso, O’Higgins e Biobío. A expectativa é que a competição, a maior da história do Chile, reúna 7.000 atletas de 41 países, disputando 39 modalidades. O megaevento continental terá 33 das 60 disciplinas como classificatórias para Paris 2024, sendo 21 de maneira direta e outras 12 distribuirão pontos para rankings olímpicos ou valerão marcas necessárias à classificação.

Outras notícias + Lista completa