Carregando...
Assunção 2022

Ciclismo MTB ganha primeiro ouro para o Brasil no Paraguai

Raiza Goulão vence e assegura vaga do país no Pan; no masculino, dobradinha no pódio

 Ciclismo MTB ganha primeiro ouro para o Brasil no Paraguai
Camila Dantas/COB

Saíram as primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. E a estreia brasileira no pódio foi dourada.

Raiza Goulão conquistou a medalha de ouro no ciclismo MTB, em Encarnación, ao terminar a prova em 1h28min25s.

Hercília Narjara levou o bronze, em 1h29min50s. O pódio foi completado pela argentina Augustina Maria Plaza, que ganhou a prata com 1h29min20s.

Além de inaugurar o quadro de medalhas brasileiro com o pé direito, Raiza também assegurou uma vaga para o país no MTB dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

Raiza representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A brasileira também conquistou o título pan-americano da modalidade em 2018.

"Estou muito feliz. Está sendo um final de temporada enriquecedor. Representar o Brasil nessa Missão é muito motivador, é um pontapé inicial para as próximas etapas que são os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos. Só tenho a agradecer ao Time Brasil", afirmou Raiza.

A brasileira falou que aproveitou as primeiras voltas para analisar as rivais e escolher o momento certo para acelerar e impor seu ritmo. 

"Nos últimos anos passei a correr mais com a cabeça e estou mostrando uma nova versão da Raiza. Daqui pra frente vai ser uma caixinha de surpresas a cada prova", completou.

Hercilia teve uma largada conturbada e enfrentou problemas na suspensão de sua bicicleta na primeira volta. Na segunda volta, conseguiu se recuperar e ganhar posições até chegar à terceira colocação.

“Estou muito feliz. São meus primeiros Jogos Sul-americanos e é uma honra estrear com o bronze”, afirmou.


Dobradinha masculina

Na disputa masculina, Gustavo Xavier conquistou a medalha de ouro, com 1h29min56s. João Gabriel levou a prata, com 1h30min29s. O pódio foi completado pelo colombiano Fabio Monsalve, com 1h30min52s.

"Super feliz com essa conquista para o Brasil, minha primeira medalha de ouro nos Jogos. Foram seis voltas, com as duas primeiras muito rápidas. Na terceira eu consegui um ataque e abrir vantagem. Foi uma prova bem consciente, perfeita", afirmou Gustavo.

O masculino também conquistou uma vaga para o Brasil nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.


Outras notícias + Lista completa