Participando do programa de Embaixadores do COB, Maurício Lima se arrisca no BMX
Bicampeão olímpico participa de ação ao lado de Virna, também medalhista olímpica no vôlei, e Iziane Marques, da Comissão de Atletas

As equipes de atletismo, canoagem slalom, triatlo, paratriatlo e ciclismo BMX tiveram a oportunidade de viver uma experiência incrível durante a Missão Europa. Três dos maiores nomes do esporte brasileiro – os ex-jogadores de vôlei Maurício Lima, campeão olímpico em Barcelona 1992 e Atenas 2004, e Virna, bronze em Atlanta 1996 e Sidney 2000, e a ex-atleta de basquete Iziane Marques, integrante da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil e bronze no Pan de Guadalajara 2011 – estão acompanhando os treinos destes atletas nos últimos dias.
+ FOTOS: os melhores cliques do ciclismo BMX
Mas como atleta nunca deixa de ser atleta, o levantador Maurício, além de observar, resolveu se arriscar em uma nova modalidade. Ele andou de bike na pista de ciclismo BMX do Centro de Alto Rendimento de Sangalhos (Portugal).
“É um esporte muito difícil porque precisa de muita força para chegar bem nas rampas. É muito legal estar aqui, conhecendo a modalidade e trocando experiências com os atletas. Disputei cinco Jogos Olímpicos, venci duas edições e acho importante compartilhar um pouco do que vivi com essa galera mais nova”, disse Maurício. “Mas não dá pra começar um novo esporte não. Até ando de bike, mas o que eles fazem aqui é loucura! Voam muito alto”.
Em um desses voos, Bruno Cogo passou sobre os três. Uma experiência marcante para o trio de Embaixadores, mas também para os atletas que estão de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Foi uma palestra muito boa! Saio daqui mais motivado para treinar, competir e representar o meu país! Agradeço ao COB, à CBAt, ao Maurício, à Virna e à Iziane por nos proporcionarem uma experiência como essa”, disse Alexsandro Melo, o Bolt, dos saltos triplo e em distância.
+ CANOAGEM SLALOM: Ana Sátila e Pepê ganham novos barcos, que serão utilizados em Tóquio 2020
Os três ainda vão conversar com a seleção feminina de rugby sevens, que desembarcou em Portugal neste domingo, dia 4. O objetivo do programa de embaixadores do COB, adotado com sucesso durante anos nos Jogos Escolares da Juventude, é permitir que os ídolos do esporte brasileiro possam estar cada vez mais perto da atual geração de atletas, compartilhando suas experiências, apresentando a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) e acompanhando as atividades do COB durante as Missões.
Antes de Maurício, Virna e Iziane, estiveram na Missão Europa como embaixadores: Jackie Silva, do vôlei de praia, e Isabel Swan, da vela, em agosto; Hortência Marcari, do basquete, e Fabiano Peçanha, do atletismo, em setembro.
Até o fim da ação do COB em dezembro, outros grandes nomes do esporte brasileiro vão desenvolver esse trabalho junto aos mais de 200 atletas olímpicos que passarão pelos treinamentos de campo em Portugal.
+ MISSÃO EUROPA: Chegada dos esportes coletivos marca o mês de outubro em Portugal