Mundial de Judô: Brasil chega a Doha com 18 atletas e expectativa alta por medalhas
Campeã olímpica Rafaela Silva é o principal nome do país e tentará sua terceira conquista na competição

Os judocas brasileiros já estão em Doha, no Catar, prontos para entrar em ação no Mundial 2023, a partir deste domingo, 7. Com 18 atletas na briga pela tão sonhada medalha, a seleção brasileira chega preparada para a competição, após realizar aclimatação na cidade de Sainte-Geneviève-des-Bois, na França, em uma ação que teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil.
Doha sedia o Campeonato Mundial de Judô pela primeira vez em sua história e receberá durante uma semana cerca de 600 participantes, de aproximadamente 100 países. Serão 15 categorias em disputa, sendo sete no masculino e outras sete no feminino, além da competição por equipes no último dia, 14.
Com transmissão ao vivo e gratuita no Canal Olímpico do Brasil, o Mundial distribui muitos pontos na corrida por vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O judoca campeão soma 2.000 pontos. Rafaela Silva (57kg) é uma dos principais nomes da delegação brasileira e vai em busca do terceiro título mundial, Gabriel Falcão (73kg) será uma das novidades da delegação. Ele venceu a seletiva nacional para definir o substituto de Daniel Cargnin na disputa por equipes.
“Eu me preparei bastante. Lá no (Instituto) Reação, essa foi uma semana muito específica e bem intensa. Estou preparado para o meu primeiro Campeonato Mundial Sênior. Vamos para frente e vamos ganhar”, diz Falcão.
O Canal Olímpico do Brasil transmite todos os dias de competições. A transmissão da plataforma de streaming do COB é gratuita. No domingo, as eliminatórias começam às 4h55 (horário de Brasília). Acesse www.canalolimpicodobrasil.com.br ou baixe o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.
Confira abaixo a lista de convocados:
SELEÇÃO MASCULINA
- Willian Lima (66kg)
- Guilherme Schimidt (81kg)
- Eduardo Yudy Santos (81kg)
- Rafael Macedo (90kg)
- Giovani Ferreira (90kg)
- Leonardo Gonçalves (100kg)
- Rafael Buzacarini (100kg)
- Rafael Silva (+100kg)
- João Cesarino (+100kg)
SELEÇÃO FEMININA
- Natasha Ferreira (48kg)
- Amanda Lima (48kg)
- Rafaela Silva (57kg)
- Jéssica Lima (57kg)
- Ketleyn Quadros (63kg)
- Gabriella Mantena (63kgJ)
- Beatriz Souza (+78kg)
* Convocados apenas para o Mundial por Equipes Mistas
- Luana Carvalho (70kg)
- Gabriel Falcão (73kg)