Logo
Time Brasil

Danilo Fagundes, do pentatlo moderno, chega a Rio Maior para participar da Missão Europa

Após período de treinamentos em Portugal, o pentatleta deve disputar um campeonato na Itália

Por Comitê Olímpico do Brasil

10 de nov, 2020 às 15:42 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O pentatleta Danilo Fagundes, de 32 anos, chegou neste fim de semana ao Centro de Treinamento Rio Maior, em Portugal. O atleta é o primeiro do pentatlo moderno a fazer parte da Missão Europa, parceria do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). A modalidade foi a 21ª de 22 que enviaram atletas para treinar em Portugal nos últimos cinco meses. Em novembro, o Time Brasil vai superar a marca de 200 atletas na Missão Europa. 

Danilo treina em Rio Maior até 21 de novembro, quando embarca para a Itália, onde participará do Campeonato Nacional de Pentatlo Moderno no início de dezembro“Além do Campeonato Italiano, decidi viajar também para fazer um camping com pentatletas de lá”, conta o atual líder do ranking nacional.

No início do ano, Danilo ficou de fevereiro a julho treinando na Itália. Com a pandemia, ao voltar ao continente, ele teve que se submeter a vários exames de Covid-19. “Fiz exame antes de sair do Brasil, aqui em Portugal e vou fazer outro antes de embarcar para a Itália. Está tudo bem controlado”, afirma.

Em Rio Maior, das cinco modalidades do pentatlo moderno - natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) -, Danilo teve a oportunidade de treinar esgrima com a equipe portuguesa. Agora, está se dedicando à natação, corrida e laser-run. Quanto ao hipismo, isso só será possível na Itália.

“É muito bom você estar em um ambiente favorável ao treinamento, com as instalações próximas, comida próxima, não ter muita preocupação com outras coisas, isso te favorece muito”, o carioca elogia a base de Rio Maior.

DE OLHO EM TÓQUIO

Danilo também viu a necessidade de aperfeiçoar seu treinamento na Europa de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atualmente, o carioca é o brasileiro que ocupa a melhor posição no ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) que vai definir os últimos pentatletas classificados para as Olimpíadas do Japão.

“Quando for para a Itália, terei um aproveitamento melhor, porque vou treinar com outros pentatletas. Todo esforço é válido nesse período”, defende, dizendo que vai continuar por lá até janeiro.

Das quatro possíveis vagas que o Pentatlo Moderno brasileiro pode conquistar nos Jogos de Tóquio, o país garantiu apenas uma, com a também carioca Ieda Guimarães. A jovem pentatleta carimbou seu passaporte para as Olimpíadas do Japão ao ser a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2018.

Fonte: CBPM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS