Logo
Antidoping

Curso virtual da Agência Mundial Antidopagem é disponibilizado pela ABCD

Online e gratuito, os dois módulos já estão com o acesso liberado; ação do órgão brasileiro vai colaborar também com outros países de língua portuguesa

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de set, 2020 às 13:35 | 1 min de leitura

Compartilhe via:

Dois dos seis módulos da plataforma de educação a distância (ADEL) da Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês) já estão disponíveis na página do site da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O curso, que foi traduzido do inglês para o português, é online, gratuito e oferece certificado após a conclusão.

“Através dessa iniciativa 270 milhões de falantes da língua portuguesa no mundo serão incluídos na educação antidoping disponibilizada pela Agência Mundial Antidoping. Iniciamos o processo de tradução junto à WADA no início de 2018 e em seguida a ABCD assumiu o compromisso e proporcionou a tradução a toda comunidade lusófona. É mais uma ferramenta ao arsenal de educação antidoping do Brasil, permitindo que alcance maior diversidade de culturas, com diferentes abordagens”, afirmou Christian Trajano, Gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB.

+ VÍDEOS: Conheça as alterações do controle de Doping durante a pandemia 

Segundo Fernanda Bini, diretora técnica da ABCD outros módulos ainda estão sendo traduzidos e serão liberados gradualmente. Até o momento estão disponíveis o Programa de Aprendizagem para Atletas sobre Saúde e Antidopagem (ALPHA), com informações aos atletas sobre os perigos da dopagem e a importância dos métodos de controle, e o Consciência de Segurança para Todos (iSAFE), que tem o objetivo de ajudar na identificação de ameaças de segurança.

"A ADEL é uma plataforma educacional da Agência Mundial Antidopagem, mas todo o seu conteúdo está originalmente em inglês, o que dificulta um pouco para os países de língua portuguesa. Então a compra pelo Brasil, por meio da ABCD, de vários módulos dessa plataforma educacional, para que a gente pudesse traduzir todo esse conteúdo e disponibilizar para os atletas e outros públicos-alvo, é uma ação importantíssima para a disseminação do conteúdo antidopagem", destaca a diretora técnica da ABCD, Fernanda Bini.

Educação e Prevenção ao Doping

O Programa de Educação e Prevenção ao Doping do COB faz parte da Rede Brasileira Antidoping. A área disponibiliza em sua páginas e mídias sociais conteúdo relativo às diversas áreas da cultura antidoping, enquanto mantém pesquisas para o desenvolvimento de uma ferramenta de ensino à distância própria.

O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS