Logo
COB

Comitê Olímpico do Brasil lança curso gratuito sobre Manipulação de Resultados

Iniciativa desenvolvida pelo Instituto Olímpico Brasileiro foi lançada no II Fórum do Esporte Seguro

Por Comitê Olímpico do Brasil

12 de nov, 2025 às 13:15 | 2min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), lançou nesta quarta-feira (12/11) o curso “Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável”. A iniciativa aborda a manipulação de resultados no esporte, seus riscos e consequências, e como se proteger de abordagens indevidas. O curso reforça a importância do jogo limpo e da integridade esportiva, apresentando boas práticas de prevenção e combate à manipulação.
 

“O Fórum Esporte Seguro de 2025, é um marco importante para proteger a integridade e os valores do esporte contra a manipulação de resultados. A principal estratégia para combater essa ameaça global é a informação e conscientização e, nesse sentido, estamos lançando o novo curso de combate à manipulação de resultados”, afirma Sebastian Pereira, gerente-executivo de Educação e Fomento do COB.
 

Disponível online na plataforma do IOB, o curso tem duração de uma hora e está disponível gratuitamente para atletas, treinadoras e treinadores, árbitras e árbitros, gestoras e gestores, além dos demais envolvidos no meio esportivo. A formação faz parte da grade de cursos do programa Esporte Seguro que conta ainda com outras iniciativas sobre temas relevantes para um ambiente esportivo limpo como "Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte", "Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando", "Conduta Ética na Prática" e "Equilibrando o Jogo: igualdade de gênero no esporte". Após a conclusão, os inscritos receberão um certificado.
 

“Ao capacitar atletas, treinadores, árbitros e todos os outros profissionais do esporte com conhecimento, transformamos estes profissionais na primeira linha de defesa para garantir um esporte justo e inspirador para as próximas gerações, em alinhamento com os valores olímpicos”, conclui Sebastian.
 

 A iniciativa retrata um dos maiores desafios do esporte atualmente, que surge nos bastidores, mas impacta diretamente o esporte brasileiro e mundial. O curso “Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável” está disponível e pode ser acessado pela página do IOB: https://www.cob.org.br/cultura-educacao/cursos-do-iob 
 

O curso foi oficialmente anunciado II Fórum do Esporte Seguro, que reuniu um grupo seleto de autoridades, dirigentes, atletas e especialistas para um debate urgente: como prevenir e combater a manipulação de resultados no esporte brasileiro. 
 

“A manipulação de resultados é uma realidade, acontece. Os agentes do esporte sejam atletas, árbitros, treinadores, integrantes de comissões técnicas, etc, podem ser abordados a qualquer momento. Então, termos iniciativas para ajudar a prevenir esse tipo de ação é fundamental. Tanto o Fórum Esporte Seguro para debater esse tema, quanto o curso são ótimas iniciativas para a conscientização. O aprendizado, o acesso à informação e a consciência das consequências são os primeiros passos para evitar qualquer desvio”, disse Rafael Silva, dono de três medalhas olímpicas no judô e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS