Logo
COB

COB participa do lançamento do Programa Excelência para a Vida, do Ministério do Esporte

Gerente-executivo Sebástian Pereira e Embaixadora Duda Amorim representaram a entidade na iniciativa que visa apoiar atletas na dupla carreira

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de set, 2025 às 11:12 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Duda Amorim, Ministro André Fufuca e Sebástian Pereira - Foto: Mariana Raphael/MEsp

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) marcou presença no lançamento do Programa Excelência para a Vida, iniciativa do Governo Federal que busca apoiar atletas na conciliação entre esporte, estudo e trabalho, assegurando uma transição de carreira estruturada e sustentável. O evento foi realizado nesta terça-feira (23), em Brasília, com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, autoridades, dirigentes esportivos e atletas de diversas modalidades.

O COB foi representado por Duda Amorim, campeã mundial de handebol e Embaixadora dos Jogos da Juventude CAIXA, e Sebástian Pereira, gerente-executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura.  “O Programa Excelência para a Vida representa um avanço essencial para o desenvolvimento do atleta brasileiro. Integrar políticas públicas ao esporte de alto rendimento amplia oportunidades de formação, empregabilidade e qualidade de vida, garantindo um futuro mais equilibrado para nossos talentos, dentro e fora das competições”, disse Sebástian.

Organizado em três eixos estratégicos — esporte e educação, esporte e trabalho, e transição e planejamento de carreira —, o programa busca oferecer suporte aos atletas desde a fase de especialização até o pós-carreira, promovendo autonomia, desenvolvimento pessoal e oportunidades de qualificação acadêmica, profissional e cidadã.

Durante o lançamento, o ministro André Fufuca destacou a importância de enxergar o esporte como profissão e pensar no futuro dos atletas após o fim da carreira esportiva. “Existem modalidades em que a trajetória de alto rendimento termina muito cedo, como a ginástica. É fundamental que os atletas estejam preparados para o que vem depois. Por isso esse programa é tão importante”, disse.
 

54807854891_51f580e50a_k.jpgLançamento contou com a presença de Iziane Marques, do Ministro André Fufuca, da campeã mundial de boxe Rebeca Lima, e do campeão olímpico Arthur Zanetti, dentre outros - Foto: Mariana Raphael/MEsp


A secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, reforçou que a iniciativa é voltada à construção de uma trajetória equilibrada. “Nosso propósito é oferecer condições para que atletas possam conciliar o esporte de alto rendimento com o estudo, o trabalho, e assegurar uma transição de carreira planejada, digna e sustentável”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação de atletas embaixadores de cada eixo do programa, como o ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas (transição e planejamento de carreira), o marchador Caio Bonfim (esporte e educação), e a diretora de Projetos Paradesportivos do MEsp, Nayara Falcão (esporte e trabalho).

“Acredito que o atleta precisa se preparar para a vida. Não é fácil treinar, mas é preciso pensar no pós-carreira, pois ele vai chegar. Eu me preparei, fui para a faculdade, me formei em Educação Física. Hoje, vejo a nova geração dizendo que é difícil treinar e estudar. Sim, não é fácil. Me formei em 2016, no ano da medalha olímpica. O atleta precisa se modernizar o tempo todo. Hoje, vejo que estou colhendo os frutos do meu trabalho e da preparação para o pós-carreira”, disse Zanetti, que faz parte do Programa de Carreira do Atleta – Transição de Carreira, realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro, braço educacional do COB.

A campeã mundial de boxe e beneficiária do Bolsa Atleta, Rebeca Lima, também esteve presente, representando os atletas que já conciliam esporte e formação profissional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS