Logo
COB

COB lança Programa de Sustentabilidade e se torna o primeiro comitê das Américas a assinar o Sports for Nature  

Acordo prevê esforços da entidade brasileira para atuar positivamente pela conservação da biodiversidade dentro da comunidade esportiva

Por Comitê Olímpico do Brasil

30 de jun, 2023 às 13:17 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez história na sexta-feira, 30, durante o evento de lançamento oficial do seu Programa de Sustentabilidade. Isso porque o Presidente Paulo Wanderley assinou o compromisso com o Sports for Nature – S4N (Esporte pela Natureza, em português), o que torna o COB signatário do tratado a partir de julho deste ano. Desta maneira, a exemplo do que já ocorreu com o Sports for Climate Action – S4CA (Esporte pela ação climática), em 2020, a entidade é o primeiro comitê das Américas a assumir esse novo acordo.

"Todas as empresas socialmente responsáveis têm a sustentabilidade como uma premissa, e o segmento esportivo também deve acompanhar este caminho. Por isso, o COB incluiu a Sustentabilidade como um objetivo do Mapa Estratégico. Um dos princípios do Olimpismo é tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte e, por isso, é imprescindível ter responsabilidade com o planeta", disse o Presidente Paulo Wanderley.


"Este evento marca o lançamento do Programa de Sustentabilidade para os colaboradores do COB. Mas, este trabalho não começou hoje. Ele vem sendo desenvolvido há cerca de três anos e é fruto de muita reflexão, além da colaboração de muitas áreas. Assumimos um compromisso junto ao Comitê Olímpico Internacional de redução drástica das nossas emissões de gases de efeito estufa", completou.

O Esporte pela Natureza foi capitaneado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), junto à União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e Convenção Internacional da Diversidade Biológica (CDB-ONU), e prevê que as organizações esportivas signatárias se comprometam a alinhar as suas atividades e operações com ações que contribuam com a diminuição de impactos ao ambiente e para a preservação da natureza.

Em 2020, o COB já havia assinado o Esporte pela ação climática, comprometendo-se em diminuir ou compensar 50% das suas emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar suas emissões até 2040. Esse compromisso norteou internamente a criação do Programa de Sustentabilidade da entidade.

O evento desta sexta-feira também contou com o anúncio do lançamento do curso “Sustentabilidade no Esporte e na Vida”, que em breve será disponibilizado na plataforma online do Transforma/COB para todos os colaboradores, além de uma palestra de apresentação e engajamento sobre a temática da sustentabilidade, ministrada pelo professor Rodrigo Rodrigues, especialista em educação ambiental e embaixador do Programa Transforma, do COB.

O Programa de Sustentabilidade do COB também conta com o apoio de alguns dos principais atletas olímpicos do país. Ana Marcela Cunha (natação em águas abertas), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Richarlison (futebol), Rebeca Andrade (ginástica), Rayssa Leal (skate) e Nicole Silveira (skeleton) estão entre eles, que inclusive fazem parte de modalidades envolvidas diretamente com a sustentabilidade, além de outras importantes questões sócioambientais. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS