Brasil fecha Pan de wrestling com nove medalhas e sete vagas para Santiago 2023
No último dia do torneio em Acapulco, no México, Vinícius Joaquim foi prata, e Cesar Alvan, bronze

O Brasil fechou o Pan-Americano de Wrestling de 2022, disputado em Acapulco, no México, com nove medalhas e sete vagas conquistadas para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Os dois últimos pódios do país na competição foram conquistados neste domingo: Vinícius Joaquim foi prata na categoria até 70kg, e Cesar Alvan faturou o bronze na categoria até 74kg.
Sete atletas da seleção brasileira lutaram neste domingo, dia 8. Vinícius Joaquim, da categoria não olímpica de 70kg, estreou com um revés diante do canadense Emmanuel Olapede, no grupo B da categoria. Na luta seguinte, Vinícius venceu o norte-americano Zain Retherford e avançou à semifinal. Contra o mexicano Alexis Magallanes, o brasileiro começou em desvantagem no placar, mas virou a luta para 14 a 10. Na final, Vinicius reencontrou Olapede e novamente foi superado, desta vez por 4 a 1.
“Caí no grupo mais complicado, com Canadá e Estados Unidos, e consegui passar para a semifinal e depois para a final contra o canadense que tinha me derrotado na fase de grupos. Consegui impor meu estilo de luta e executar coisas que venho treinando. Contei com apoio de toda equipe do Brasil e do estilo livre masculino. Quero dedicar essa conquista para todos os que acreditam até o final. Venho construindo um trabalho com pessoas maravilhosas, e isso dá força a cada dia para seguir”, afirmou Vinícius, atleta do Centro Olímpico Ibirapuera.
Na categoria até 74kg, Cesar Alvan, brasileiro radicado nos Estados Unidos, contou com uma desistência médica do dominicano Julio Romero para avançar na estreia. Nas quartas de final venceu o canadense Jasmit Phulka por 5 a 0. Na semifinal, porém, foi batido por 11 a 0 por Franklin Matos, de Porto Rico. Na disputa pelo terceiro lugar, contra o chileno Leon Lamas, Cesar fez 11 a 0 para selar a conquista da medalha de bronze e da vaga para o Pan de Santiago.
Gabriel Silva, da categoria 125kg, que disputou os Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, estreou com vitória por encostamento sobre o dominicano Elison Garcia. Nas quartas, foi batido pelo canadense Amarveer Dhesi por 13 a 2. Como o oponente seguiu para final, o brasileiro foi repescado para lutar pela medalha de bronze contra o argentino Catriel Muriel. Mas acabou superado por encostamento e fechou em 5º lugar.
Outros quatro brasileiros lutaram neste domingo, todos em categorias olímpicas. Bryan Pereira (57kg), Dom Juan Ferreira (65kg), Giovanni Piazza (86kg) e Ailton Brito (97kg) não passaram da estreia e não foram repescados em suas divisões.
Confira os resultados da seleção brasileira e as vagas para Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Dia 5/5 - quinta-feira
Estilo greco-romano
Kenedy Pedrosa - 67kg – medalha de prata
Eduard Soghomonyan - 130 kg – medalha de prata
Igor Queiroz - 97kg – 5º lugar (categoria já estava classificada desde 2021)
Marat Garipov - 60kg – 7º lugar