Logo
COB

Em parceria com o COB, ciclismo, tiro com arco, vela e vôlei de praia realizam ações para jovens atletas

Velejadores estão se preparando para Mundial da Juventude e ciclistas para Pan Júnior. Tiro com arco fez ação de desenvolvimento e vôlei de praia faz seletiva de talentos neste sábado (29)

Por Comitê Olímpico do Brasil

27 de jun, 2019 às 15:30 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil, através da Área de Desenvolvimento da entidade, está apoiando quatro projetos voltados para identificação e aperfeiçoamento de jovens atletas neste final do mês de junho. A Confederação Brasileira de Ciclismo está realizando um treinamento de campo no Velódromo do Rio de Janeiro, visando a disputa do Campeonato Pan-americano Júnior, até o próximo dia 30. Já a CBVela fez no último final de semana, de 19 a 23 de junho, o III Treinamento da Vela Jovem com o objetivo de preparar os atletas Sub 19 para o Mundial da Juventude deste ano. A CBTArco também reuniu 10 atletas e dois técnicos de três Estados para treinos no CT da modalidade, em Maricá. E a Confederação Brasileira de Voleibol vai realizar a primeira seletiva de “Novos Talentos” deste ano neste final de semana, no dia 29 de junho, no Rio de Janeiro.

“Todas as ações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Esportivo de cada modalidade. Não são eventos isolados e, sim, parte de um projeto maior, de uma sistematização para que tenhamos o surgimento de novos nomes com potencial com mais frequência. Além disso, a elevação do nível técnico das seleções de base pode facilitar a transição dos atletas para classe adulta”, disse Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo.

O III Treinamento de Campo EBVJ Sub 19 foi realizado na Marina da Glória, palco das disputas dos Jogos Rio 2016, de 19 a 23 de junho. Participaram 19 atletas, selecionados através do programa de detecção de talentos da CBVela, dos resultados da Copa da Juventude e de avaliação nos Campeonatos Brasileiros de cada classe.

Fizeram parte desta terceira turma: Nicolas Mueller (Laser Radial), Christine Reimer (Laser Radial), Mariana Mirrow (Laser Radial), Gabriella Kid (Laser Radial), Felipe Fraquelli (Laser Radial), Larissa Schenker (RS:X), Giovanna Prada (RS:X), Barbara Pedregal (RS:X), Guilherme Plentz (RS:X), Alexia Buck (29er), Gabriela Peixoto (29er), Ludmila Lira (29er), Julia Ollivier (29er), Marina Roma (420), Marina Arndt (420), Bernardo Peixoto (420), Marcos Arndt (420), Julia Cantarino (420) e Manuela Lobato (420).

“Cada treinamento tem um foco diferente. Trabalhamos desde velocidade e desenvolvimento de material até manobras. Além disso, recriamos situações de regata para desenvolver melhor as habilidades técnicas e de estratégia. Uma parte da equipe é fixa e outros são convidados, de acordo com o potencial de desenvolvimento futuro. Isso nos dá muita tranquilidade para acompanhar a evolução de todos”, disse Juan Ignácio, coordenador técnico da Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela.

O primeiro treinamento do tipo foi de 10 a 14 de abril e o segundo de 1º a cinco de maio. Antes do Mundial da Juventude, ainda haverá a quarta e última etapa, de 07 a 11 de julho, que servirá como concentração antes do embarque para a Polônia.

Em Maricá, no Centro de Treinamento do Tiro com Arco, a CBTArco organizou, em parceria com o COB, de 20 a 24 de junho, uma série de treinos para 10 atletas do Espírito Santo, Paraíba e Rio de Janeiro, além de uma capacitação para treinadores desses estados com a técnica da seleção Dirma Miranda. Esse foi o segundo de oito treinamentos de campo da modalidade para fomento e aperfeiçoamento de arqueiros, além de capacitação para os treinadores, que irão contemplar atletas e professores de todas as Federações Estaduais.

Também no Rio de Janeiro, mais precisamente no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, está sendo realizado, até o próximo dia 30, o treinamento de campo de ciclismo, como a preparação final da equipe que disputa o Campeonato Pan-americano Júnior de Pista de 02 a 07 de julho, no México.  

O grupo é formado por cinco atletas com idade entre 16 e 18 anos que representam a nova geração do ciclismo brasileiro. No feminino, Amanda Kunkel, Julia Constantino, Julia Braga e Yana Camargo, enquanto Vinicius Guimarães é o representante masculino.

“Estamos reunindo o grupo para finalizar a nossa preparação com alguns treinos técnicos e também para pontuar detalhes importantes para as competições. Poder utilizar o Velódromo do Rio como base para a preparação faz uma grande diferença. A nossa equipe é muito talentosa e estamos confiantes em bons resultados", destacou o técnico Emerson Silva.

E neste sábado, 29 de junho, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizará, em parceria com o COB, no Rio de Janeiro, uma seletiva para observar jovens atletas de vôlei de praia. A peneira será na Praia do Flamengo, altura da rua Tucumã (Posto 3), começando às 9h, para nascidos entre 2002 e 2003, e às 14h, para nascidos a partir de 2004.

“A ideia principal está em observar jovens que ainda não estejam inseridos em Centros de Treinamento. Jovens com potencial físico, que muitas vezes atuam por lazer, ou no voleibol de quadra. Estamos olhando um pouco mais adiante, projetando para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2022, em Senegal. Teremos inclusive seleções específicas para atletas que possam disputar esses torneios, que atendam um trabalho direcionado. Para que possamos chegar mais fortes nos Jogos da Juventude de 2022”, disse José Virgílio Pires, diretor de vôlei de praia da CBV.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail voleidepraia@volei.org.br até às 13h desta sexta-feira, 28. Os jovens selecionados serão encaminhados para centros de treinamento de suas localidades – caso já não façam parte de um - para seguirem com acompanhamento. Em um segundo momento, farão períodos de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS