Logo
Time Brasil

Brasil garante o maior número de medalhas no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom

Ao todo foram 11 ouros, três pratas e um bronze. O evento contou com a presença de 12 países e foi realizado em Três Coroas/RS

Por Comitê Olímpico do Brasil

30 de abr, 2019 às 07:09 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

O Brasil obteve um importante resultado no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom realizado em Três Coroas no Rio Grande do Sul. Ao todo foram 15 pódios divididos em: 11 ouros, três de prata e uma de bronze. A atleta mais premiada da competição é a Ana Sátila, ela volta pra casa com cinco medalhas douradas, “consegui colocar todo o meu esforço como atleta, em um dia que você tem pressão na água, toda a equipe brasileira tem mostrado um desempenho importante”, diz. Suas conquistas foram pelo K1 e C1 Feminino Sênior, K1 e C1 Feminino por Equipes Sênior e no Canoagem Slalom Extremo.
 
Mathieu Desnos foi o mais rápido no K1 Masculino Sênior completando percurso em 82.96 segundos sem tocar em nenhuma baliza, ele dividiu o pódio com Lucas Rossi da Argentina que ficou em 2º lugar e o canadense Keenan Simpson com a 3ª posição. “Pra mim é importante porque foi minha primeira competição oficial pelo Brasil e no Brasil. Eu tinha garra no meu coração para fazer o melhor possível”, comenta o canoísta nascido na França que pediu nacionalidade brasileira e agora compete pelo país.  
 
Na categoria Canoagem Slalom Extremo Sênior Masculino a medalha de ouro também ficou no Brasil e quem subiu no pódio foi Fábio Rodrigues que fez uma ótima prova. “Me preparei bastante para essa categoria, estou bem feliz com o meu resultado”, diz.
 
Completam a lista de medalhas douradas a canoísta Poliana Sofia na disputa pelo C1 Feminino Júnior. Edmar Borba subiu duas vezes no ponto mais alto do pódio, uma pelo C1 Masculino Júnior e também no C1 Masculino Sênior por equipes ao lado de Felipe Borges e Leonardo Curcel. Outra disputa em que o Brasil garantiu o ouro foi na prova por equipes do K1 Masculino Sênior com o trio Pedro Gonçalves, Anderson Oliveira, Charles Corrêa
 
Também houve as conquistas pelas medalhas de prata com Lucas Louzada no K1 Masculino Júnior, Maria Eduarda Schlikmann pelo K1 Feminino Júnior, Charles Corrêa na disputa do C1 Masculino Sênior e também uma medalha de bronze com Igor Siebel no Canoagem Slalom Cross Masculino Júnior.
 
O evento foi realizado em Três Coroas no Rio Grande do Sul e contou com a presença de mais de 100 atletas na disputa, de vários países além do Brasil participaram a Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru, Estados Unidos e Venezuela. No ranking final Brasil, Argentina e México foram os países que mais pontuaram na competição.
 
“Foi um excelente evento, e com o apoio de todos o resultado sempre é um sucesso. Conseguimos organizar com apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas, da ASTECA – Associação Três Coroense de Canoagem, do Comitê Olímpico Brasileiro, da COPAC e da Panam Sports, com apoio especial a participação das equipes estrangeiras no “Training Camp” (Campo de Treinamento) que antecedeu ao Campeonato”, comenta João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Lista de Medalhas do Brasil
 
Ouro
Mathieu Desnos - K1 Masculino Sênior
Ana Sátila - K1 Feminino Sênior
Ana Sátila - C1 Feminino Sênior
Poliana Sofia - C1 Feminino Junior - Ouro
Fábio Rodrigues - Canoagem Slalom Extremo Sênior Masculino
Ana Sátila - Canoagem Slalom Extremo Sênior Feminino
Pedro Gonçalves, Anderson Oliveira e Charles Corrêa - K1 Masculino Sênior Equipes
Ana Sátila, Omira Estacia e Marina Souza - K1 Feminino Equipes
Ana Sátila, Omira Estacia e Marina Souza - C1 Feminino Equipes
Edmar Borba, Felipe Borges e Leonardo Curcel - C1 Masculino Equipes
Edmar Borba - C1 Masculino Junior
 
Prata
Lucas Louzada - K1 Masculino Junior
Maria Eduarda Schlikmann - K1 Feminino Junior
Charles Corrêa - C1 Masculino Sênior
 
Bronze
Igor Siebel - Canoagem Slalom Extremo Júnior Masculino

Fonte: CBCa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS