Brasil estreia na Fed Cup com excelente vitória por 3 a 0 sobre o Chile
Equipe brasileira tenta manter o embalo em Medellín diante de Porto Rico, nesta quinta, a partir das 13h

As atletas do Time Brasil estrearam com uma excelente vitória por 3 a 0 sobre o Chile no Zonal Americano I da Fed Cup, nesta quarta-feira, em Medellín, na Colômbia. O torneio é disputado no saibro do Club Campestre e vai até sábado.
Carolina Meligeni foi a escalada para abrir o confronto e venceu Fernanda Brito por 6/2, 3/6 e 6/3, após 2h16 de partida, garantindo o primeiro ponto brasileiro. Na sequência, a número 1 do país, Beatriz Haddad Maia, arrasou Daniela Seguel por 6/3 e 6/2, em 1h27 de jogo, e assegurou o triunfo do Brasil no confronto.
Nas duplas, já com a vitória garantida, Bia e Luisa Stefani derrotaram Barbara Gatica e Alexa Guarachi por 6/4, 5/7 e 6/3, em 2h24 de duelo, e fecharam com chave de ouro.
Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta a equipe de Porto Rico, a partir das 13h (horário de Brasília). A equipe comandada pela capitã Roberta Burzagli está no Grupo B, que conta também com a Argentina. Do outro lado, o Grupo A tem as colombianas donas da casa, as paraguaias campeãs do ano passado, México e Equador. Sairá uma equipe de cada grupo para disputar a final e decidir a vaga para o Playoff.
A equipe brasileira é formada pelas paulistas Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni, números 1 e 2 do país no ranking de simples da WTA, respectivamente; pela gaúcha Gabriela Cé, terceira brasileira mais bem colocada; e pela também paulista Luisa Stefani – melhor tenista nacional no ranking de duplas. Além da jovem Thaísa Pedretti, de 19 anos, que integrará o time como atleta de transição do juvenil para o profissional, para adquirir experiência.
A delegação brasileira ainda conta com o auxiliar técnico Luiz Peniza, o preparador físico Miguel Cantori, o fisioterapeuta Paulo Roberto Cerutti, além do chefe de delegação Eduardo Nunes. O Time Brasil chegou em Medellín no sábado e no mesmo dia já deu início aos treinamentos para fazer a adaptação.
Em 2018, a equipe brasileira fez uma excelente campanha no Zonal I em Assunção, no Paraguai, e por pouco não conseguiu a vaga para o Playoff para o Grupo Mundial. As meninas do Brasil conquistaram uma vitória histórica sobre a favorita Argentina na negra da dupla, na semifinal, mas acabaram superadas pelas paraguaias, donas da casa, na decisão e ficaram com o vice-campeonato.
“A CBT disponibiliza uma estrutura completa para o Time Brasil, com capitã, auxiliar técnico, preparador físico e fisioterapeuta, já previsto dentro do nosso plano de desenvolvimento do tênis feminino. A capitã é uma profissional muito preparada, estamos indo com a melhor equipe que possuímos no momento e teremos o apoio extra do experiente Thomaz Koch a partir de quinta-feira, acompanhando a equipe”, ressaltou o presidente da CBT, Rafael Westrupp.












