Brasil é bronze no Campeonato Pan-Americano Sênior por Equipes 2019 de badminton
Depois de perder a semifinal para os Estados Unidos, seleção brasileira se recuperou e garantiu o terceiro lugar contra Cuba

O Brasil encerrou a participação no XXIII PAN AM 2019 Por Equipes como a terceira melhor nação das Américas, a melhor da América do Sul. Depois de perder a semifinal para os Estados Unidos, a seleção brasileira se recuperou e garantiu o bronze contra Cuba. O Canadá venceu os Estados Unidos na final e garantiu o título do torneio.
Os dois jogos do Brasil foram disputados no último sábado (16). Na semifinal, os brasileiros estiveram à frente no marcador por duas oportunidades, mas no momento decisivo, os Estados Unidos cresceram e viraram o confronto para 3 a 2. Artur Pomoceno venceu o primeiro e terceiro jogos. E ainda atuou ao lado de Lohaynny Vicente nas duplas mistas.
Na disputa pelo bronze, contra Cuba, Artur Pomoceno, na simples masculina, encarou Leodannis Palacio. O brasileiro administrou bem o confronto e venceu os dois games com parciais de 21/14 e 21/13. Lohaynny Vicente pegou Marianne Ortiz e dominou o jogo, vencendo os dois games por 21 a 10.
Na partida que garantiu Bronze ao Brasil, nas duplas masculinas, Francielton e Fabricio Farias tiveram uma partida mais equilibrada contra Osleni Guerrero e o próprio Leodannis Palacio. O time brasileiro anotou 21 a 15 no primeiro game, mas sofreu o empate num duelo disputadíssimo. Guerrero e Palacio empataram o embate com a parcial de 27 a 25. No entanto, os irmãos voltaram fortes para o último game e garantiram a vitória geral com a parcial de 21 a 11.
“Temos que parabenizar todos os atletas pela conquista e, principalmente, pela superação na disputa do bronze porque o confronto foi realizado apenas uma hora e meia depois da semifinal contra os Estados Unidos, que durou quatro horas. Nossos atletas demonstraram muita atitude para conquistar essa medalha para o país”, disse o Superintendente Técnico da CBBd, José Roberto Santini Campos.












