Logo
COB

Alison dos Santos é premiado com Troféu Retorno do Ano no PBO 2023

Medalhista olímpico dos 400m com barreiras ficou afastado das pistas por lesão, mas se recuperou e terminou em quinto no Mundial da Hungria

Por Comitê Olímpico do Brasil

15 de dez, 2023 às 20:30 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

Alison dos Santos “Piu”, bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nos 400m com barreiras, é o grande vencedor do Prêmio Retorno do Ano, novidade do Prêmio Brasil Olímpico 2023, realizado nesta sexta-feira, 15, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O atleta do Pinheiros (SP), de 23 anos, sofreu uma lesão no joelho direito em fevereiro enquanto treinava. Passou por uma cirurgia, mas voltou às competições já em julho, conseguindo o índice olímpico e a quinta colocação no Mundial de Budapeste.

“Quero agradecer a todos que votaram em mim no Retorno do Ano. Muito obrigado pelo carinho, não foi um ano fácil, passamos por algumas coisas, mas aprendemos com isso, mas vamos correr cada vez mais rápido, para frente, evoluir com tudo que a gente aprendeu”, disse Alison, em vídeo que enviou para a organização do PBO. O corredor superou os também medalhistas olímpicos Ana Marcela Cunha (Águas Abertas), que também voltou a competir depois de lesão, e Rafael Silva “Baby” (Judô), que retornou ao pódio do Campeonato Mundial aos 36 anos, depois de seis anos sem medalhas.

A primeira prova de Alison após a recuperação da cirurgia foi a etapa da Silesia da Diamond League, em que correu os 400m rasos, que não é sua prova favorita, e fez 44.73, finalizando em terceiro. O reencontro com a prova em que foi medalhista olímpico foi na etapa de Mônaco do mesmo circuito, ainda em julho. Nessa prova, Piu foi superado por Karsten Warholm, mas conseguiu o índice olímpico para Paris 2024 com 47.66, abaixo dos 48.70 exigidos para a classificação.

Em agosto, Alison disputou o Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste, mas acabou batendo em uma das barreiras e terminou em quinto lugar, com o tempo de 48.10. Com o 47.38 obtido nas semifinais da competição, ele terminou na quinta colocação também no Ranking Mundial do ano. Piu não compareceu ao PBO 2023 porque está na Califórnia, nos Estados Unidos, em preparação para a temporada 2024.

“Estou muito grato por tudo que aconteceu esse ano, mas estou focado no ano que vem. Estou aqui nos Estados Unidos, focado na minha preparação para os Jogos Olímpicos 2024, para buscar aquela medalha para gente, para viver aquele momento e compartilhar com vocês tudo de novo! Ano que vem quero estar no PBO, disputando outros prêmios, comemorando com vocês. Obrigado ao COB, a todos os profissionais e ‘tamo junto’”, completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS