Logo
Milão-Cortina

Nicole Silveira completa primeiras descidas no skeleton em Milão-Cortina no Top 15

Brasileira ajusta técnica e encerra primeiro dia de disputas na 12ª posição. Ela volta à pista neste sábado, dia 14.

Por Comitê Olímpico do Brasil

13 de fev, 2026 às 00:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Gabriel Heusi/COB

Nicole Silveira fez sua tão aguardada estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 nesta sexta-feira, 13. A brasileira completou as duas primeiras descidas do skeleton feminino no Cortina Sliding Centre, em Cortina d’Ampezzo, encerrando o primeiro dia no Top 15, na 12ª colocação. "Gostei muito da minha performance hoje. Meu objetivo era chegar aqui e ter duas descidas boas, duas largadas boas e foi isso que eu fiz", analisou a atleta.

Nicole foi a 7ª atleta na pista, de 25 no total. Na primeira descida, garantiu o tempo de 57s93. Na segunda, fez correções e conseguiu fechar o trajeto com 57s85. "Depois da primeira descida a gente consegue analisar o que tem que fazer para a segunda e realizar os ajustes", comentou. Na soma, a brasileira fechou o primeiro dia de competição com o tempo combinado de 1m55s78 - a liderança está com a austríaca Janine Flock, com 1m54s48.

A gaúcha de 31 anos detém o melhor resultado do Brasil em esportes de gelo: o 13° lugar em Pequim 2022; e vem consolidando resultados expressivos em Copas do Mundo. Em janeiro, conquistou a medalha de bronze na etapa da Suíça. "Na minha preparação nos últimos oito anos eu sei que não faltou nada. Eu nunca pulei nenhum treino, eu sempre foquei na minha recuperação, dei tudo e é isso que eu fiz hoje. Estou muito feliz", celebrou.

A disputa olímpica de skeleton feminino é composta por quatro descidas ao longo de dois dias. Após as primeiras tentativas desta sexta-feira, dia 13, as duas rodadas finais estão programadas para sábado, 14 de fevereiro, quando serão definidos os lugares no pódio. E Nicole vem subindo de produção em Cortina. "Eu tive dificuldades na Copa do Mundo aqui, então o objetivo era melhorar e foi isso que eu fiz. Cada dia de treino eu fui aprendendo mais e mais. Ainda estou melhorando. A segunda descida foi melhor que a primeira e espero conseguir melhorar para amanhã", disse a brasileira.

Milão-Cortina 2026 é a 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que e serão realizados de 06 a 22 de fevereiro reunindo mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos em 16 modalidades de neve e gelo. É a terceira vez que a Itália recebe a competição, depois de Cortina d’Ampezzo 1956 e Turim 2006. Esta será a 10ª edição seguida com participação brasileira e a que terá o maior número de atletas do Time Brasil na história: ao todo, 14 atletas, além de um reserva, representarão o país.

Ao longo da história, até Pequim 2022, 40 atletas (27 homens e 13 mulheres) representaram o Brasil na competição, em nove modalidades diferentes. O melhor resultado do país até o momento é o 9º lugar de Isabel Clark, no snowboard cross, justamente em Turim 2006. No gelo, o melhor resultado é o 13º lugar de Nicole Silveira no skeleton em Pequim 2022. O esqui alpino é a única modalidade que o Brasil esteve representado em todos os Jogos Olímpicos de Inverno em que participou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS