Lucas Pinheiro Braathen será o sexto a descer na prova de slalom em Milão-Cortina 2026
Além do medalhista de ouro, também competirão os brasileiros Christian Soevik e Giovanni Ongaro.

Foto: Rafael Bello/COB
O Brasil volta à neve dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 nesta segunda-feira, 16 de fevereiro. A partir das 6h (horário de Brasília), Lucas Pinheiro Braathen e Giovanni Ongaro retornam à pista do Stelvio Ski Centre para a disputa do slalom. A eles se junta Christian Oliveira Soevik, que disputará somente esta prova. Lucas chega como favorito após a medalha de ouro conquistada no último sábado, na prova do slalom gigante. Pelo sorteio, ele será o sexto competidor a descer. Christian Soevik será o 43º e Giovanni Ongaro está na posição 57 - vale lembrar que após o 30º, a posição de descida é definida pelo ranking mundial.
Lucas sabe que contará mais uma vez com a torcida brasileira. “Muitas pessoas no Brasil me deram essa luz que me trouxe o poder para ser o mais rápido do mundo para ser campeão olímpico. Eu realmente espero que essa luz possa brilhar em outros, inspirem-nos de uma forma que eles consigam seguir a sua própria luz, o seu próprio coração e confiar em quem eles são”, disse ainda no sábado.
Giovani Ongaro também tem boas perspectivas. Com meta de chegar entre os 50 primeiros no slalom gigante, o esquiador celebrou a 31ª colocação. “É incrível para mim estar neste grande evento junto com toda a minha família, que também é italiana. É algo mágico, uma emoção indescritível. Fiquei muito feliz com o resultado”, pontuou Giovanni.
Já o carioca Christian Oliveira Soevik vai viver sua primeira experiência olímpica. Ele chega para os Jogos em um momento de evolução técnica e crescimento no ranking internacional. Apesar de ainda não ter competido em etapas da Copa do Mundo, Christian demonstra ambição para o desafio. “Eu nunca competi na Copa do Mundo. Então, não sei como vai ser disputar com os melhores do mundo. Acho que essa temporada foi boa pra mim. Estou melhorando pouco a pouco e o meu ranking também está subindo. Então, estou mais ou menos pronto”, analisou.
O slalom masculino do esqui alpino será disputado em duas descidas no mesmo dia. A primeira começa às 6h (horário de Brasília) e define a posição de largada na segunda, que começa pelo 30º colocado e vai até o 1º, a partir das 9h30.












