Carregando...

Perguntas frequentes

Compartilhe

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

PERGUNTA: O que é o Comitê Olímpico do Brasil (COB)?

RESPOSTA: O Comitê Olímpico do Brasil é uma organização não governamental que trabalha na gestão técnica-administrativa do esporte, tendo como funções principais proteger e promover o movimento olímpico no território nacional e representar a delegação brasileira em jogos multiesportivos internacionais. Sua autonomia é garantida pela Constituição.

 

PERGUNTA: Qual a origem dos recursos do COB?

RESPOSTA: A principal fonte de recursos do Comitê Olímpico do Brasil provém da Lei Agnelo/Piva, que alterou a Lei Pelé e destina parte da arrecadação bruta das loterias federais e dos concursos de prognósticos ao Comitê. O COB pode executar diretamente os recursos ou descentralizá-los às Confederações olímpicas. Também são fontes de recursos as verbas oriundas do Comitê Olímpico Internacional, de patrocínios e outras parcerias. Todos os recursos recebidos por força de lei passam por etapas e processos que envolvem transparência e disponibilização de informações para o Tribunal de Contas da União (TCU) e para a Controladoria Geral da União (CGU). As verbas públicas recebidas pelo COB estão sujeitas a auditoria da CGU, que após as devidas análises elabora relatório conclusivo e o encaminha ao TCU para aprovação. Tal auditoria é efetuada permanentemente através da disponibilização de informações em plataforma extranet (Extranet-TCU) criada especificamente para esta finalidade. Anualmente o COB recebe a visita da CGU para informações e análises complementares. Além disso, todos os anos o COB publica a demonstração da aplicação de recursos provenientes da Lei Piva, disponível para download no site oficial do COB.

 

PERGUNTA: O que é o Time Brasil?

RESPOSTA: Time Brasil é a marca dos atletas brasileiros. É a equipe que representa uma nação formada por mais de 200 milhões de torcedores. O Time Brasil é a união de todas as modalidades esportivas, a paixão pelo esporte e o orgulho de competir com garra e determinação pelo nosso país. É o ponto de encontro entre atletas e torcedores, que vibram juntos, formando um único time.

 

PERGUNTA: Como é composta a Assembleia Geral do COB?

RESPOSTA: É composta pelas 35 Confederações Brasileiras Olímpicas, 12 integrantes da Comissão de Atletas do COB, além dos membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional, todos com direitos iguais de voto.

 

PERGUNTA: Qual o tempo de mandato de presidente e vice-presidente do COB?

RESPOSTA: Os mandatos duram quatro anos, com direito a apenas uma recondução, sendo a eleição realizada no último trimestre do ano, após a celebração dos Jogos Olímpicos de Verão.

 

PERGUNTA: Quais os critérios para ser candidato à presidente do COB?

RESPOSTA: Além de cumprir os critérios de elegibilidade previstos na legislação nacional, o candidato precisa ser brasileiro em pleno gozo dos direitos civis e políticos, ter mais de 18 (dezoito) anos de idade, não ter sofrido pena de exclusão pelo COI, pelo COB ou pelas Federações Internacionais e não manter vínculo empregatício com entidade de administração ou de prática desportiva, exceto se o eleito for atleta, situação em que poderá excepcionalmente manter contrato especial de trabalho desportivo. Além disso, é necessária uma declaração de apoio de 3 (três) membros da Assembleia Geral.

 

PERGUNTA: O que é o Conselho de Administração do COB?

RESPOSTA: É o colegiado de direção superior do COB, subordinado à Assembleia Geral, responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança, constituído na forma do artigo 40 e seguintes do Estatuto do COB. É, assim, composto: presidente do COB; vice-presidente do COB; membros brasileiros do COI; presidente da Comissão de Atletas; vice-presidente da Comissão de Atletas; presidentes das Confederações olímpicas; e 2 (dois) membros independentes.

 

PERGUNTA: Como são escolhidos os membros do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal do COB?

RESPOSTA: São eleitos pela Assembleia Geral do COB a cada quatro anos, permitida uma recondução. O Conselho de Ética é composto por 5 membros, sendo obrigatoriamente 3 (três) independentes, sem qualquer vínculo econômico com o movimento esportivo. Já o Conselho Fiscal é constituído por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes.

 

PERGUNTA: Como é formada a Comissão de Atletas do COB?

RESPOSTA: Criada em 2009 e renovada a cada quatro anos, esta comissão é formada 19 grandes destaques do esporte nacional, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Desse total, 15 são escolhidos diretamente por eleição entre os atletas do Time Brasil que participaram das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, e outros quatro membros são indicados pelo Conselho Executivo do COB, como previsto no regulamento da Comissão.

 

PERGUNTA: O que é o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB)?

RESPOSTA: O Instituto Olímpico Brasileiro é o departamento de educação do COB para o esporte olímpico. Seu objetivo é gerar e difundir conhecimento ao promover formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento. O IOB atua por meio dos seus principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta, Academia Brasileira de Treinadores, além de realizar Projetos Especiais.

 

PERGUNTA: O que é o Prêmio Brasil Olímpico (PBO)?

RESPOSTA: Organizado pelo COB desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico é a maior premiação do esporte brasileiro e vem prestando homenagens aos principais atletas olímpicos, treinadores e personalidades esportivas do país.

 

PERGUNTA: O que são os Jogos Escolares da Juventude?

RESPOSTA: Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil.

 

PERGUNTA: Como faço para que meu esporte e minha entidade sejam reconhecidos pelo COB?

RESPOSTA: Somente podem ser reconhecidas pelo COB as entidades nacionais de administração do desporto que sejam filiadas a uma Federação Internacional reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Tal exigência encontra-se prevista na Carta Olímpica, editada pelo COI, cujo teor deve ser observado por todos os Comitês Olímpicos Nacionais. Além disso, a estrutura e o funcionamento da entidade devem estar em consonância com o estatuto do COB e com a legislação brasileira.

 

PERGUNTA: Como faço para me inscrever nos cursos da Academia Brasileira de Treinadores?

RESPOSTA: O instituto Olímpico Brasileiro abre processos seletivos anuais para a Academia Brasileira de Treinadores. Os novos cursos da ABT são sempre divulgados com antecedência pelo site do COB e pela mídia esportiva de forma geral. Quando o edital da próxima turma for divulgado, e o candidato estiver dentro dos critérios exigidos, é necessário fazer a inscrição diretamente pelo site do COB. Fique atento: https://www.cob.org.br/pt/cob/cultura-e-educacao/academia-brasileira-de-treinadores

 

PERGUNTA: Trabalhei no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e necessito de um comprovante de vínculo de trabalho.

RESPOSTA: Todas as questões referentes à organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 são atribuição do Comitê Organizador Rio 2016. O Comitê Olímpico do Brasil é responsável pela preparação dos atletas brasileiros para a disputa de competições internacionais, entre elas os Jogos Olímpicos. Rio 2016 e COB são entidades totalmente distintas.

 

PERGUNTA: Fiz a compra de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, desisti de utilizá-los com antecedência e até hoje não recebi o pagamento no meu cartão de crédito pela revenda desses ingressos por parte do Comitê Rio 2016.

RESPOSTA: Informamos que todas as questões referentes à compra/venda de ingressos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 são uma responsabilidade do Comitê Organizador Rio 2016. O Comitê Olímpico do Brasil é responsável pela preparação dos atletas brasileiros para a disputa de competições internacionais, entre elas os Jogos Olímpicos. Os contatos do Comitê Organizador do evento, disponíveis na internet, eram, até então: (www.rio2016.com, 21 2016-2016 ou reembolso@rio2016.com).

 

PERGUNTA: Sou atleta de uma entidade nacional filiada a uma Federação Internacional cujo esporte já tem um representante reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Posso participar de seletivas para competições internacionais pelo Time Brasil?

RESPOSTA: O Comitê Olímpico do Brasil, assim como todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), deve obedecer ao disposto no Estatuto do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Carta Olímpica, a qual estabelece que os CONs somente podem reconhecer atletas de entidades nacionais de administração do desporto que sejam filiadas a uma Federação Internacional reconhecida pelo COI, dentre outros requisitos avaliados à luz da legislação brasileira.

 

PERGUNTA: Sou atleta amador e gostaria de treinar no Parque Aquático Maria Lenk. Como faço?

RESPOSTA: As instalações do Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, visam atender a preparação dos atletas brasileiros de alto rendimento, de acordo com as necessidades das Confederações Brasileiras de modalidades olímpicas.

 

PERGUNTA: Gostaria de informações a respeito dos atletas brasileiros de paradesporto, Jogos Paralímpicos ou outro assunto relacionado.

RESPOSTA: O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) são entidades distintas. Sugerimos que entre em contato diretamente com o CPB: www.cpb.org.br

 

PERGUNTA: Gostaria de trabalhar no COB

RESPOSTA: Envie seu currículo para rh.oportunidades@cob.org.br. Havendo a oportunidade, seu currículo será analisado. Se sua qualificação atender aos requisitos da vaga, o COB convidará você a participar do processo seletivo.

 

PERGUNTA: Sou jornalista e gostaria de saber o posicionamento do COB em determinado assunto.

RESPOSTA: Você pode enviar e-mail diretamente para a Assessoria de Imprensa do COB: imprensa@cob.org.br

 

PERGUNTA: Preciso entrar em contato com um determinado atleta.

RESPOSTA: Você deve entrar em contato com os assessores deste atleta, com o seu clube ou a Confederação Brasileira da modalidade.

 

PERGUNTA: Gostaria de praticar um determinado esporte. Como faço?

RESPOSTA: Você pode procurar um clube que ofereça aulas deste determinado esporte, ou a Federação Estadual e a Confederação Brasileira desta modalidade. A relação e o contato das Confederações Brasileiras olímpicas, vinculadas ou reconhecidas está no site do COB: https://www.cob.org.br/pt/Confederacoes

 

PERGUNTA: Gostaria de adquirir os uniformes utilizados pelos atletas do Time Brasil

RESPOSTA: Devido à mudança de fornecedor, os uniformes ainda não estão disponíveis para venda.

 

PERGUNTA: Meu filho é jovem e um ótimo praticante de determinada modalidade. Vejo nele grande potencial esportivo. Como posso conseguir que ele seja patrocinado pelo COB ou receba o Bolsa Atleta?

RESPOSTA: O COB não patrocina atletas. O apoio do COB se dá na oferta de serviços a atletas de alto rendimento em vias de representar o Brasil em competições internacionais, entre elas os Jogos Olímpicos, a partir de um planejamento integrado com cada Confederação Brasileira Olímpica. Já o Programa Bolsa Atleta é uma ação do Ministério do Esporte, sem participação do COB.

 

PERGUNTA: Faço parte de um clube/grupo de atletas de determinada modalidade. Gostaria de fazer uma parceria com o COB para desenvolver ainda mais nossos atletas para terem chance de disputar os Jogos Olímpicos.

RESPOSTA: Sugerimos que entre em contato com a Confederação Brasileira de sua modalidade (https://www.cob.org.br/pt/Confederacoes) apresentando o seu projeto, pois todas as ações do COB são realizadas em conjunto com as Confederações.

 

PERGUNTA: É possível me tornar um voluntário para os eventos do Comitê Olímpico do Brasil?

RESPOSTA: Sim. Primeiramente, é necessário fazer um cadastro no site do COB: http://www.centrodetreinamentocob.com.br/voluntarios Caso seja aprovado (a), receberá um contato pela organização do evento mais adequado ao perfil.

 

Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais