Carregando...

O Evento

Compartilhe

Evento multiesportivo organizado pela Área de Desenvolvimento Esportivo do COB, que tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas através de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000, os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4.500 jovens atletas, de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Para assegurarem sua presença no evento, os atletas devem estar matriculados em instituições de ensino e participar das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras.

Ao todo, 16 modalidades integram o programa dos Jogos da Juventude: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.

Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, entre eles: a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; a ciclista Paôla Reis; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.