Carregando...
COB

Treinadores de basquete 3x3, vôlei de praia e levantamento de pesos concluem Curso do Esporte de Alto Rendimento

Formatura de 52 profissionais da turma de Aperfeiçoamento foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) na sede do Comitê Olímpico do Brasil


29/11/2019 20:04:00
Compartilhe
Treinadores de basquete 3x3, vôlei de praia e levantamento de pesos concluem Curso do Esporte de Alto Rendimento
Guilherme Taboada/COB

Capacitação concluída com sucesso. Foi essa a sensação dos 52 treinadores de basquete 3x3, vôlei de praia e levantamento de pesos da quarta turma de Aperfeiçoamento, do Curso do Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) que estiveram na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na manhã desta sexta-feira (29), para a Cerimônia de Formatura.

A cerimônia contou com a presença de Enrique Monteiro, presidente da Confederação Brasileira de Levantamentos de Peso; Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF; Radamés Lattari, Diretor Executivo e Virgílio Pires, Superintendente do Vôlei de Praia, ambos da Confederação Brasileira de Voleibol; e Francisco Oliveira, gerente de 3x3 da Confederação Brasileira de Basketball.

“Esse é o caminho para que possamos ter mais pessoas jogando o basquete 3x3. Com esses facilitadores preparando professores para que eles possam ensinar o 3x3 nas escolas. Depois disso, seguimos a lógica natural do descobrimento de talentos, da inserção em clubes em parceria com os colégios e o aumento da quantidade e da qualidade dos jogadores da nossa modalidade”, disse Francisco.

O evento celebra o fim da segunda etapa do Curso, que teve duração de um ano e carga horária de 428 horas, distribuídas em 4 módulos presenciais, 3 módulos a distância e 1 estágio internacional, por modalidade, com treinadores de nível internacional como Charles “Chuck” Arnold, treinador indicado pela Federação Internacional de Basquete para disseminar a modalidade; Gilmário “Cajá” Batista, treinador campeão olímpico no vôlei de praia; e com Mike Gattone, diretor de esportes da Federação Internacional de Levantamento de Pesos, que ainda será realizado. 

Essa foi a segunda etapa da capacitação dos treinadores. Todos haviam passado pela turma de Desenvolvimento, como lembrou Lucas Palermo, integrante da equipe multidisciplinar do time Ágata e Duda, garantida nos Jogos Tóquio 2020.

"Foi meu segundo curso, uma experiência extremamente importante para desenvolver novos conhecimentos e aprimorar o que eu já tinha anteriormente. Foram adotados desde tópicos básicos da própria educação física até tópicos fora do escopo, como, por exemplo, tecnologia e desenvolvimento humano e matérias do mundo corporativo, como gestão de líderes”, contou Palermo. 
“A construção de networking e troca entre modalidades diferentes (levantamento de peso e basquete 3x3) foi para mim o ponto alto do curso. Enxergar e vivenciar um pouco a realidade de outras modalidades nos permite fazer uma autoavaliação e se renovar em relação a pensamentos e formas de se abordar uma situação esportiva”, completou.

Opinião compartilhada por Douglas Lorite, treinador da seleção masculina de basquete 3x3 medalhista de prata nos Jogos Mundiais de Praia Doha 2019. “Esse curso foi um marco para o basquete 3x3. Aprender, trocar conhecimento com colegas, expandir nossa visão e construir uma modalidade mais forte. Agradecemos imensamente ao IOB, COB e CBB por essa oportunidade que já apresentou resultados ótimos para o alto rendimento e iniciação no Brasil”, contou Lorite. Rafaela Bauerfeldt, treinadora da seleção feminina também completou o curso.

“Foi uma excelente experiência para mim, com muitas vivências produtivas. Acho que foi muito importante para a modalidade ter um curso como esse, o que vai alavancar o potencial de medalhas do Levantamento de Pesos”, disse Jorge José Califrer, treinador de desenvolvimento de atletas campeãs nacionais do LPO. 

O Curso de Esporte de Alto Rendimento da ABT está organizado em duas Áreas de Concentração: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo; compostas por módulos presenciais, módulos de ensino a distância e estágios com treinadores de renome mundial. O Corpo Docente do Curso é formado por professores do mais alto nível, entre nacionais e internacionais, a grande maioria composta por doutores e pós-doutores.


A ABT tem como objetivo complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

Desde o lançamento da primeira turma, em 2012, até os dias de hoje, o CEAR da ABT já formou mais de 330 treinadores de alto rendimento, de doze modalidades esportivas, entre eles grandes medalhistas olímpicos e mundiais, como: Marcos Goto (Ginástica Artística), Rosicleia Campos (Judô), Luiz Juniti Shinohara (Judô), Arnaldo de Oliveira Silva (Atletismo) e Fernando Vanzella (Natação).  

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais