Carregando...
COB

O investimento em ações estruturantes visando os próximos ciclos olímpicos

Artigo de Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB


Compartilhe
O investimento em ações estruturantes visando os próximos ciclos olímpicos
COB

O resultado no esporte de elite é fruto de um complexo sistema composto por diversos fatores críticos para o sucesso esportivo de um país, sendo o planejamento a médio e longo prazo inerente a uma estratégia que visa a excelência e a maximização dos resultados esportivos. 

Paralelo a uma complexa operação que envolve a preparação final e envio da delegação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil acredita na importância do suporte às Confederações em ações estruturantes com foco nos próximos ciclos olímpicos e lançou o Workshop de Desenvolvimento Esportivo. Além de refletir a estratégia do COB, o evento representa uma grande oportunidade de ganho de conhecimento, benchmarking e discussões enriquecedoras, com foco em atletas jovens, para todas as Confederações Brasileiras que administram as modalidades olímpicas.   

O workshop é resultante de outro grande projeto da área de Desenvolvimento do COB, chamado Diagnóstico de Gestão do Desenvolvimento Esportivo, realizado anualmente desde 2019. O Diagnóstico é uma das ferramentas norteadoras que fornece informações sobre o nível de maturidade de cada uma das modalidades olímpicas em relação a 24 fatores críticos no processo de desenvolvimento esportivo. Com isso, utilizamos o resultado desse estudo para auxiliar a definição das estratégias de investimento elaboradas pelo COB e pelas Confederações em prol do esporte nacional de base. 

“O Desenvolvimento do Atleta Jovem” foi o tema principal do primeiro módulo. Abordamos tópicos extremamente importantes como o planejamento esportivo a longo prazo, as transições ocorridas durante a carreira esportiva, a importância da rede de suporte aos atletas jovens, enfatizando o papel relevante dos treinadores, equipes multidisciplinares e familiares. Além disso, os participantes tiveram acesso a temas que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário esportivo, como o conceito de desenvolvimento positivo de jovens e habilidades para a vida, aspectos que potencializam a construção de uma vida adulta saudável, em uma visão holística de desenvolvimento do atleta. 

Durante três dias, cerca de 170 profissionais, entre gestores, coordenadores e treinadores, representantes das 47 modalidades olímpicas, de 35 confederações, participaram do primeiro módulo e puderam discutir os desafios inerentes ao tema. 

Investir em ações de capacitação, compartilhando temas e conceitos atuais, faz parte do processo de desenvolvimento esportivo e contribui para o fortalecimento da estrutura esportiva nacional. Com intuito de auxiliar neste processo, teremos mais quatro módulos até o mês de setembro. O próximo será em maio, entre os dias 17 e 19 e terá como tema central o “Desenvolvimento de Treinadores e Treinadoras”, no qual teremos a oportunidade de debater novas estratégias formativas que impactam esse importante personagem do cenário esportivo. 

Ao final da primeira edição do Workshop de Desenvolvimento Esportivo, esperamos poder refletir juntamente às Confederações as estratégias que serão adotadas para os próximos anos, impactando diretamente nas ações de desenvolvimento esportivo nacional, bem como identificar temas de interesse para a próxima edição do Workshop.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais