Carregando...
Antidoping

COB reforça compromisso e realiza ações de combate e prevenção ao doping com diversas modalidades

Área de Educação e Prevenção ao Doping da entidade mantém atividades frequentes com atletas, dirigentes e confederações

COB reforça compromisso e realiza ações de combate e prevenção ao doping com diversas modalidades

A área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB) segue trabalhando de maneira incansável para disseminar a atletas e confederações informações relevantes para ajudar no combate ao uso de substâncias proibidas.

Nos últimos dois meses foram várias as ações realizadas pela área, com diversas modalidades envolvidas: vela, tênis de mesa, tiro com arco e canoagem VA'A, além de alguns atletas de surfe, são os exemplos mais recentes. 

Gerente da área, o doutor Christian Trajano explica a importância desse tipo de atividade com atletas, comissões técnicas e dirigentes. 

"São oportunidades imperdíveis de aproximar o COB de atletas e do pessoal de apoio aos atletas. Foram encontros com modalidades e níveis de amadurecimento profissional variados. Quando elevamos o nível de atenção de todos e todas para o tema, prevenimos o doping inadvertido e esclarecemos os riscos para os que se desviam dos valores do esporte", disse.

"Estas ações criam um canal direto de atenção aos atletas. Isso permite que nos contatem a qualquer momento, para auxiliá-los na decisão sobre uso de um suplemento ou um medicamento. E até mesmo oferecendo o suporte necessário para as equipes médicas que os assistem a manterem a conformidade com as regras antidoping", explicou. 

A resposta dos participantes tem sido muito positiva após os encontros. As confederações e os atletas se mostraram muito satisfeitas com o nível das informações, consideradas fundamentais no cenário esportivo olímpico.

"Acho essa orientação para os atletas fundamental. Vejo que a maioria tem pouca informação sobre isso.  É muito importante. Muitas vezes não sabemos quais são os remédios que podemos usar achando que não faz mal e pegam no doping. Eu percebo em conversas com outros atletas que eles têm muitas dúvidas, coisas bem básicas, então ter esse contato direto com um médico do COB é muito importante. O doutor Trajano foi muito atencioso, passou toda uma orientação e me deixou bem tranquila e segura", disse a surfista Lena Ribeiro, campeã pan-americana de stand up paddle.

"Essas ações de instrução aos atletas e técnicos são muito importantes, pois com isso vamos preparando melhor as delegações. Os atletas chegam nas competições internacionais mais bem preparados e conscientes de suas responsabilidades. Foi extremamente produtivo o curso ministrado pelo Christian Trajano, ficamos muito satisfeitos", falou Martha Rocha, treinadora da Confederação Brasileira de Vela.

Além do contato direto com os atletas, a área de Educação e Prevenção ao Doping também tem realizado outras ações importantes.

"Estivemos a pleno vapor nos últimos dois meses. Em junho representamos o COB no Simpósio Anual da Agência Mundial Antidoping e na sequência dividimos uma mesa redonda na Conferência Internacional Play The Game, que reúne personalidades do mundo esportivo, cientistas e jornalistas para discutirem as ameaças à integridade do esporte", contou Trajano. 


Sobre a área de Educação e Prevenção ao Doping

A área de Educação e Prevenção ao Doping do COB tem como missão organizar ações instrutivas que ajudem no combate ao uso de substâncias proibidas, alinhada com as diretrizes da Agência Mundial Antidoping (WADA) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), entidades responsáveis pela coordenação das operações antidoping no país

Seja no alto rendimento ou nas divisões de base, a área de Educação e Prevenção ao Doping do COB procura estar sempre em contato com os atletas. Palestras, seminários e reuniões são uma constante desde a criação desta gerência, em outubro de 2018, por iniciativa do presidente da entidade, Paulo Wanderley. Em uma parceria com a área de Desenvolvimento Esportivo do COB, a temática antidoping é tema obrigatório para todos os projetos aprovados para os jovens talentos do esporte nacional. 


Outras notícias + Lista completa