Carregando...

Comissão de atletas

Formada por grandes destaques do esporte nacional, a Comissão de Atletas do COB foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Seu principal objetivo é atuar como um canal de comunicação entre os atletas e o COB, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico.

Comissão Atual - 2017/2020

Juntos, os 19 integrantes eleitos para o ciclo Tóquio 2020 somam 14 medalhas em Jogos Olímpicos, 69 em Jogos Pan-americanos e diversos títulos mundiais, pan-americanos e sul-americanos. Eles representam 16 modalidades diferentes e cada Confederação Brasileira Olímpica pôde indicar até dois atletas para a eleição, que teve 29 candidatos.

Quinze integrantes da comissão foram escolhidos por meio de uma eleição entre os atletas do Time Brasil que participaram das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, em Londres 2012 e na Rio 2016. Dos 622 atletas com direito a voto, 170 participaram da eleição que teve Duda Amorim, campeã mundial de handebol em 2013, como a mais votada pelos colegas, com 23 votos.

Outros quatro atletas foram indicados pelo Conselho Executivo do COB, como previsto no regulamento da Comissão. Os indicados foram a bicampeã olímpica de vôlei Fabi Alvim, a campeã mundial e medalhista olímpica de basquete Hortência Marcari, a medalhista de bronze na vela em Pequim 2008 Isabel Swan e a atleta de esportes de inverno Isabel Clark, responsável pelo melhor resultado da história do Brasil no snowboard, com o nono lugar em Turim 2006.

Conheça os 19 integrantes da Comissão de Atletas do COB:

Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais