Carregando...

Wrestling

História

Lutas misturam a força e a destreza dos atletas, em um combate entre dois adversários que têm como objetivo controlar os movimentos do rival, forçando-o a encostar suas costas no chão. O praticante precisa usar todo seu potencial físico e psicológico para conseguir sair vencedor. No programa olímpico o esporte é dividido em duas modalidades: Estilo Livre e Greco-Romano.

O termo inglês "wrestiling" dá nome ao torneio de luta olímpico, tanto na modalidade greco-romana como no estilo livre. Wrestiling quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar.

Com a provável exceção do atletismo, a luta greco-romana é tida como o esporte mais antigo do mundo. Desenhos em cavernas de 3.000 a.C retratam lutadores. A modalidade aparece nos Jogos Olímpicos da Antiguidade em 708 a.C. Considerado a reencarnação do espírito olímpico da Grécia Antiga, o esporte foi incluído já na primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas 1896.

Com exceção dos Jogos Olímpicos Paris 1900, o esporte esteve presente em todas as edições da competição. Nos Jogos de Sydney, em 2000, o programa de luta greco-romana foi modificado e passou a ter oito categorias de peso em vez das dez, incluídas em Munique 1972. A partir de Atenas 2004, as lutas passaram a ser disputadas em sete categorias.

Curiosidades

- A luta livre foi desenvolvida a partir de performances realizadas em feiras e festivais no Reino Unido e nos Estados Unidos. Desde os Jogos Olímpicos Antuérpia 1920, o esporte esteve presente em todas as edições do evento;

- Na luta livre, é permitido utilizar e atacar as pernas, enquanto na greco-romana só é permitido usar o tronco, não podendo atacar ou utilizar as pernas para derrubar o adversário;

- Com a diminuição de dez para sete categorias, as mulheres começaram a competir em quatro eventos desde Atenas 2004.

Outros esportes