Carregando...

Wrestling

História

A luta está entre os esportes mais antigos da humanidade. Há registros que mostram pessoas lutando com movimentos parecidos com os atuais nos anos 2000 a.C., assim como histórias da Mitologia Grega envolvendo a atividade. 

A modalidade também fez parte dos Jogos Olímpicos da era antiga, estreando no ano de 704 a.C., mas com regras diferentes daquelas que posteriormente seriam as oficiais do esporte. A luta permaneceu no programa até a extinção da competição. 

Na estreia dos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, a luta foi apontada como um dos principais elos com o passado. Assim, iniciou-se a história de uma das modalidades mais tradicionais do programa olímpico até os dias de hoje. A única edição na qual não houve a luta foi em Paris 1900. 

Em 1908 foram criados os estilos livre e greco-romano, que permanecem até hoje. Depois foram surgindo as divisões por categorias. Na edição de Atenas 2004, as mulheres estrearam competindo na luta. 

Para vencer o combate, o lutador precisa somar mais pontos que o adversário, que são somados pelos golpes aplicados, sempre seguindo as regras da modalidade. Alguns deles podem encerrar a luta imediatamente. 

Curiosidades

- O estilo greco-romano é praticado apenas por homens;
- No estilo livre, é permitido utilizar as pernas para atacar e defender, enquanto no estilo greco-romano só é permitido atacar e defender utilizando com os braços e com golpes do tronco para cima, não podendo utilizar as pernas para derrubar o adversário e nem evitar ataques;
- Com a diminuição de dez para sete categorias, as mulheres começaram a competir em quatro eventos desde Atenas 2004. Desde os Jogos Rio 2016, os estilos greco-romano, livre feminino e livre masculino possuem seis categorias de peso cada.
- Os atletas competem vestindo uma malha olímpica, sendo peça única, sem mangas, além de uma sapatilha com solado de borracha


Outros esportes