As descobertas mais importantes do homem foram o fogo, a roda e a escrita. Mas muitos estudiosos dão a mesma importância para o aprendizado da utilização do arco e da flecha. É fácil entender o porquê: na Pré-História, o uso dessa arma era muito importante para o homem, uma vez que permitia caçar o seu alimento e se defender do ataque de animais.
Há registros de competições entre arqueiros em países como Egito, Grécia e Roma. Por volta de 1500, justamente na época dos grandes descobrimentos, o arco e a flecha já eram equipamentos esportivos na Europa, mas a primeira competição de que se tem notícia foi realizada em 1583, na Inglaterra.
O tiro com arco estreou nos Jogos Olímpicos Paris 1900, ficou fora dos Jogos de 1904, e retornou nas competições olímpicas até 1920. Após este período, o esporte não esteve presente na competição até 1972. Desde então, a modalidade esportiva ganhou competições em todas as edições.
- Como toda arma, o arco e a flecha foram utilizados em guerra na Idade Média;
- Toxophility é o termo que significa amantes do arco;
- Antigamente, as flechas eram feitas à mão e utilizavam penas de peru. Atualmente utilizam alumínio e carbono, mais resistentes e precisas durante o voo.