Carregando...

Tiro com arco

História

Uma prática milenar, utilizada para caça e até guerra no passado, mas que se tornou um esporte sinônimo de muita emoção: este é o tiro com arco. 

Os registros apontam que o arco e a flecha foram criados ainda na pré-história, como itens de necessidade, para caçar animais e servir como armas em combates. 

Com o passar dos anos, os objetos foram perdendo essas funções e passaram a ser utilizados como diversão, o que na sequência se tornaria um esporte. A primeiro registro de um torneio não oficial é de 1673, na Inglaterra. Já a primeira competição oficial com as regras semelhantes às atuais foi em 1844. 

O tiro com arco estreou nos Jogos Olímpicos na edição Paris 1900 e esteve em St Louis 1904, Londres 1908 e Antuérpia 1920 antes de ser retirado do programa. O retorno aconteceu em Munique 1972 e a modalidade permanece até hoje na competição. 

O objetivo do tiro com arco é acertar as flechas o mais próximo possível do centro do alvo, local de maior pontuação. 

Marcus D'Almeida é o maior nome da modalidade no Brasil, conquistando diversos títulos importantes em torneios de nível mundial. Ele foi eleito o melhor atleta do mundo em 2023, ano em que liderou o ranking geral quase que integralmente.

Arcos

A modalidade conta com três categorias, que são definidas pelo tipo de arco. O recurvo, considerado o mais "tecnológico", é o único que faz parte do programa dos Jogos Olímpicos. Já o composto, que está nos Jogos Pan-americanos, tem um complexo sistema de cabos que pode impulsionar a flecha a mais de 300km/h. Por último, o barebow é mais simples e baseado no instinto dos atiradores - essa categoria não faz parte dos torneios multiesportivos. 

Curiosidades

- O arco tem níveis de pontuação, que vão de dez (no centro) a um (anel mais longe do centro);
- Caso a flecha acerte a linha divisória entre dois anéis, vale a pontuação mais alta;
- Nos Jogos Olímpicos, a distância entre arqueiro e o alvo é de 70 metros;
- A disputa nos Jogos Olímpicos e em muitos outros torneios é em espaço aberto, o que faz elementos como chuva e vento terem influência no resultado
- As flechas são feitas de materiais resistentes, como madeira, alumínio e carbono

Outros esportes