Carregando...

Surfe

História

A prática de pegar ondas é bem antiga. Relatos dizem que o esporte surgiu de 2.000 a 3.000 anos atrás, com os polinésios, povo navegador que colonizou a maior parte das ilhas do Pacífico, inclusive o Havaí. Foi no arquipélago que existe o primeiro registro oficial do esporte, com o explorador inglês James Cook relatando surfistas na ilha em 1778.

Mas há quem diga que o surfe surgiu na América do Sul. No Peru, pescadores usavam uma espécie de canoa, feita de junco, que facilitava o retorno à terra firme, usando as ondas. Estima-se que este tipo de embarcação, chamadas Cabalitto de Totora, tenham de 2.000 a 3.000 anos de existência.

No Brasil, a primeira prancha construída foi no final da década de 30, em Santos, com os pioneiros se baseando num exemplar da revista Popular Mechanics, para criar um modelo de madeira semelhante a tábua havaiana, pesando cerca de 80 quilos.

 

Curiosidades

- O Brasil é uma das três grandes potências no esporte e já garantiu três títulos mundiais, dois com Gabriel Medina, em 2014 e 2018, e um com Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2015. O País também tem o atual campeão mundial pro-júnior (sub18): Mateus Herdy.

- A evolução do surf também garantiu a criação de piscinas com ondas, que geram condições perfeitas para a prática do esporte e competições de alto nível, tanto que uma das etapas do Circuito Mundial Profissional é realizada neste tipo de arena. O Surf Ranch, de propriedade do ícone Kelly Slater, fica nos Estados Unidos.

- O norte-americano Kelly Slater é o grande ícone do surf e tem 11 títulos mundiais. Aos 47 anos de idade, segue competindo no Circuito Mundial, motivado pela inclusão do esporte como modalidade olímpica, e tem grandes chances de representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

- O surfe estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, mas a relação com as olimpíadas tem mais de um século. Afinal, foi na edição de 1912, em Estolcomo, na Suécia, que a modalidade ficou mundialmente conhecida, quando o havaiano Duke Kahanamoku, considerado o “Pai do surfe moderno”, ganhou duas medalhas na natação, uma delas de ouro nos 100 metros livre, e fez todos saberem que era surfista e treinou para a prova praticando a modalidade. Duke não só tornou o Havaí conhecido, como disseminou o surf mundialmente, introduzindo o esporte na América, em 1913 e depois na Austrália, em 1915, hoje considerado o país do surfe. Ele garantiu ainda mais três medalhas na natação, nos jogos de 1920, em Antuérpia, Bélgica, e de 1924, em Paris, França, e ingressou para o Hall da Fama Mundial da Natação, mas seu legado foi levar o surfe ao Mundo.

Outros esportes + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais