A prática de pegar ondas é bem antiga. Relatos dizem que o esporte surgiu de 2.000 a 3.000 anos atrás, com os polinésios, povo navegador que colonizou a maior parte das ilhas do Pacífico, inclusive o Havaí. Foi no arquipélago que existe o primeiro registro oficial do esporte, com o explorador inglês James Cook relatando surfistas na ilha em 1778.
Mas há quem diga que o surfe surgiu na América do Sul. No Peru, pescadores usavam uma espécie de canoa, feita de junco, que facilitava o retorno à terra firme, usando as ondas. Estima-se que este tipo de embarcação, chamadas Cabalitto de Totora, tenham de 2.000 a 3.000 anos de existência.
No Brasil, a primeira prancha construída foi no final da década de 30, em Santos, com os pioneiros se baseando num exemplar da revista Popular Mechanics, para criar um modelo de madeira semelhante a tábua havaiana, pesando cerca de 80kg.
- O Brasil é uma das três grandes potências no esporte. A geração de Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo e outros foi apelidada de "Brazilian Storm" (Tempestade brasileira) por conta de forma de surfar e dos resultados no cenário internacional, com títulos mundiais e medalhas olímpicas;
- A evolução do surfe também garantiu a criação de piscinas com ondas, que geram condições perfeitas para a prática do esporte e competições de alto nível, tanto que uma das etapas do Circuito Mundial Profissional começou a ser realizada neste tipo de arena. O Surf Ranch, de propriedade do ícone Kelly Slater, fica nos Estados Unidos;
- O norte-americano Kelly Slater é um dos grandes ícones do surf e tem 11 títulos mundiais;
- Na edição dos Jogos 1912, em Estolcomo, na Suécia, a modalidade ficou mundialmente conhecida, quando o havaiano Duke Kahanamoku, considerado o “Pai do surfe moderno”, ganhou duas medalhas na natação, uma delas de ouro nos 100m livre, e fez todos saberem que era surfista e treinou para a prova praticando a modalidade. Duke não só tornou o Havaí conhecido, como disseminou o surfe mundialmente, introduzindo o esporte na América, em 1913, e depois na Austrália, em 1915, hoje considerado o país do surfe.