Carregando...

Skate

História

O skate surgiu nos Estados Unidos, em processo ao longo da primeira metade do século 20. Acredita-se que a modalidade possa ter derivado dos rollers scooters, espécie de patinete fabricado a partir de 1900. 

Recentemente, também se descobriu que, em 1918, um então garoto norte-americano chamado de Doc 'Heath' Ball já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado em uma madeira. No entanto, ele não andava de pé, mas com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso. 

No final dos anos 50, quando não havia ondas no litoral da Califórnia, surfistas tentavam imitar as manobras que faziam na água usando rodas e eixos fixados em pranchas de madeira.

Curiosidades

- O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby, em 1959.

- O skate chegou no Brasil nos anos 60, primeiro no Rio de Janeiro, provavelmente trazido por filhos de norte-americanos e pelos brasileiros que viajavam para os Estados Unidos na época, principalmente por aqueles que estavam começando a surfar no Brasil. 

- Incentivados pelos anúncios da revista norte-americana Surfer, o surfinho, como era chamado na época, era feito com eixos de patins pregados em madeira e rodas de borracha ou de ferro.

Outros esportes + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais