Na Grécia, a natação era considerada fundamental para a formação física de jovens e de soldados gregos, mas não figurava nas competições dos Jogos da Antiguidade. A partir do século XVII, estilos e regras foram sendo estabelecidos.
No século XIX, a atividade fica em evidência por feitos heróicos como o do nobre britânico Lord Byron. Inspirado em uma história mitológica, ele encarou com sucesso o desafio de atravessar o Estreito de Dardanelos – canal que liga a Europa à Ásia. Outra façanha foi realizada por um soldado de Napoleão Bonaparte que escapou de uma prisão inglesa e atravessou o Canal da Mancha a nado.
Em meados do século XIX já ocorriam algumas competições - a primeira disputa oficial ocorreu na Austrália, em 1958. Dez anos depois, foi a vez de Inglaterra e Estados Unidos realizarem competições.
O esporte participou dos Jogos Olímpicos Atenas 1896, os primeiros da Era Moderna, com três provas: 100m, 500m e 1.200 livres. As disputas foram realizadas no mar.
- O primeiro campeonato de natação no Brasil foi disputado em 1989 com uma travessia entre Fortaleza de Villegaignon e praia de Santa Luzia;
- As piscinas fechadas, exclusivas para natação, só começaram a ser utilizadas nos anos 1930;
- Calcula-se que numa piscina olímpica de 50m caibam 2 milhões de litros de água.