Carregando...

Curling

História

Um dos queridinhos dos Jogos Olímpicos de Inverno, o Curling é uma modalidade que, a princípio, lembra a bocha, mas possui um nível de complexidade que o faz ser conhecido como “xadrez no gelo”. O apelido do esporte é "jogo do rugido" por causa do som que as pedras de granito de 19.96kg fazem ao deslizar na pista de gelo.

O curling é um dos esportes coletivos mais antigos do mundo, sendo praticado desde o Século 16 nos lagos congelados da Escócia. O primeiro clube de prática da modalidade, o Kilsyth Curling Club, surgiu em 1716 e existe até hoje. No Século 19, as primeiras regras foram criadas. O curling fez parte da primeira edição dos Jogos de Inverno, em Chamonix 1924, mas só retornou ao programa olímpico em Nagano 1998.

Em 2008, um grupo de brasileiros que morava no Canadá, um dos países mais tradicionais no esporte, começou a jogar Curling e foi o responsável pelo início da modalidade no Brasil. Marcelo Mello, Celso Kossaka, Luiz Augusto da Silva e César Martins entraram em contato com a CBDG para formarem o primeiro time nacional. No ano seguinte, o primeiro passo foi dado com o America’s Challenge, contra a equipe dos Estados Unidos.

Desde então, o país cresceu e já participou de vários Mundiais na categoria Dupla Mista, categoria que virou olímpica em 2018. Desde 2015, a CBDG organiza um Campeonato Nacional e conseguiu aumentar o número de praticantes nesta década no Curling, inclusive com uma parceria com um clube canadense para a criação do Brazilian Curling Club (BCC). Além disso, a Arena Ice Brasil, em São Paulo, possui as únicas pistas com o tamanho adequado para competições oficiais na América Latina e desenvolveu um programa para a prática da modalidade em diferentes níveis, especialmente para iniciantes.


Disciplinas

Atualmente, o Curling possui três categorias principais: a mais tradicional é a competição por equipes, modalidade formada por quatro homens ou quatro mulheres; a dupla mista, que surgiu no início dos anos 2000 e é formado por um homem e uma mulher; e a competição mista por equipe, com dois homens e duas mulheres, e que surgiu em 2015. Essa última é disputada apenas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.

O jogo é disputado entre duas equipes que devem, sobre uma pista de gelo, jogar uma pedra de cerca de 20kg o mais próximo possível do alvo circular, chamado de ‘’casa’’. O objetivo final é fazer com que a pedra fique mais perto do círculo do que a do adversário.

Cada jogo é composto por 10 rodadas, chamadas de ‘’ends’’. As equipes jogam oito pedras por end, de forma alternada. Os pontos são calculados pela localização da pedra ao final de cada end. Quanto mais pedras estiverem perto do centro da casa, mais pontos a equipe ganha.

O principal equipamento do Curling para um atleta é o que mais chama a atenção do público é a vassoura. Feita de fibra de carbono, ela é utilizada para varrer a superfície do gelo na frente da pedra. Essa varredura “corta” os pontos rugosos da pista (formados pelas gotículas de água congelada na superfície gelada), diminuindo o atrito da pedra com o gelo e aumentando a velocidade e o impacto em outras pedras. Também é possível mudar a trajetória da pedra com a varrida. Além disso, os competidores utilizam o sliding foot (sapato com sola deslizante) para fazer os lançamentos.

A pedra, de granito, tem uma circunferência de 910 milímetros, além de uma haste (handle) para facilitar seu manuseio. A pista tem 42.07m de comprimento e 4.28m de largura com um alvo — ou casa de marcação —em cada lado.


Curiosidades

- A Escócia é o berço do curling, mas o Canadá é a principal potência do esporte, com várias conquistas de Mundiais e Jogos Olímpicos. Suecos e os noruegueses também se destacam no esporte; 

- Todas as pedras do curling são feitas de um denso e raro granito extraído de Ailsa Craig, na Escócia. Cada pedra pesa 19.1kg e é polida;

- A primeira equipe brasileira de curling foi formada em 2008 com Marcelo Mello, Celso Kossaka, Luiz Augusto da Silva e César Martins;

- Primeira edição do Campeonato Brasileiro de Curling Duplas Mistas foi realizado em Vancouver, no Canadá, em 2015;

- Marcelo Mello, Sergio Vilela, Aline Lima e Luciana Barrella formaram o time brasileiro no Mundial Misto de 2017 e conseguiram a primeira vitória do país em uma competição por equipes: 7x3 na França;

- Nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020, a equipe mista formada por Vitor Melo, Michael Velve, Gabriela Rogic Farias e Letícia Cid marcou pontos em todos os jogos de uma competição internacional pela primeira vez;

- Na edição seguinte, em Gangwon 2024, o Brasil conseguiu sua primeira vitória olímpica, 6 a 4 sobre a Alemanha, com a equipe composta por Pedro Ribeiro, Julia Gentile, Guilherme Melo e Rafaela Ladeira;

- O curling ganhou uma enorme popularidade no Brasil graças a uma paródia do pagode “Dança da Vassoura”, do Grupo Molejo, que a TV Globo fez em 2014, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Sochi, apresentando o esporte. Parte da letra dizia “Oh Sidorova eu sou seu fã... Caso contigo na Rússia amanhã”, citando Anna Sidorova, ex-capitã da equipe feminina russa da modalidade.


Outros esportes