Carregando...

Boxe

História

O boxe está no rol dos esportes mais antigos do mundo. Já na Pré-História há registros de formas rudimentares de lutas com as mãos. Praticadas em diversas culturas, as lutas eram realizadas para a diversão e a autodefesa, sempre de forma espontânea e instintiva.

De acordo com historiadores, o boxe teria surgido formalmente cerca de 4 mil ou 3 mil anos antes da Era Cristã, primeiro no Egito e depois na Grécia. Conhecido como pugilato, participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade na 23° edição da competição, no ano de 668 a.C. Os competidores lutavam com um protetor de tela metálica em cada mão – o cestus.

Proibido antes mesmo do fim dos Jogos, em 394 d.C, voltou a ser admitido informalmente no rol olímpico nos Jogos Olímpicos Saint Louis 1904. Com o nome de boxe, passou a ter sete categorias de peso. Em 1908, na edição seguinte dos Jogos, a luta ganhou o status de esporte olímpico.

- O norte-americano Oliver L. Kirk é até hoje o único pugilista da História a ganhar medalhas em duas categorias (galo e pena) numa mesma edição dos Jogos Olímpicos. Ele ficou com dois ouros em Saint Louis 1904.

- O punching ball é um aparelho para o treinamento de velocidade e coordenação motora. Pesa entre 300g e 500g e tem o formato de uma pera.

 

Outros esportes + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais