Carregando...

Biatlo

História

O Biatlo de Inverno é a combinação do Esqui Cross Country com o Tiro Esportivo. O Biatlo surgiu como um método de caça em terrenos cobertos por neve na Escandinávia, mas as primeiras manifestações esportivas ocorreram no século XVIII, com a oficialização do Esporte em 1912, na Noruega. 36 anos depois, foi fundada a UIPMB – União Internacional de Pentatlo Moderno e Biatlo, que padronizou as regras para ambas modalidades. Apenas em 1993, o Biatlo ganhou uma entidade própria, a União Internacional de Biatlo (IBU, na sigla em inglês), que oficialmente se separou da UIPMB em 1998.

No início de 2004, a CBDN foi oficialmente reconhecida pela IBU e passou a ser responsável pelo desenvolvimento do Biatlo de Inverno no Brasil. Em 2006, veio a primeira participação em uma prova internacional oficial, com os atletas Leandro Ribela e Buck Kelmerson, em Obertilliach (Áustria). A partir do ano seguinte, a Confederação passou a organizar o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Em 2012, o Brasil conquistou a classificação pela primeira vez para o Campeonato Mundial da modalidade, feito obtido pela atleta Jaqueline Mourão, que participou das provas de Sprint e Individual. Ela também escreveu o capítulo mais importante da história do Biatlo brasileiro até o momento, ao classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, competindo nas provas de Sprint e Individual.

Disciplinas

No Biatlo, o atleta atira em alvos a 50m de distância em duas posições: deitado e em pé. Na posição deitada, o alvo tem 4,5cm de diâmetro e, na de pé, 11,5cm. Em uma prova, o atleta para de duas a quatro vezes para atirar, realizando cinco disparos em cada parada. Para cada tiro errado, o competidor é penalizado com voltas adicionais de esqui ou adição de tempo no resultado final.

As provas são de 10Km e 20Km para os homens e 7,5Km e 15Km para as mulheres e apresentam os seguintes formatos: Sprint, Individual, Perseguição, Larga em Massa e Revezamento. 

Curiosidades

- Até o momento, o Brasil só teve uma participação na modalidade em Jogos Olímpicos de Inverno, com Jaqueline Mourão em Sochi 2014.

- Porém, nos Jogos de Inverno da Juventude o país já teve duas representantes: Taynara da Silva, em Lausanne 2020, e Mariana Silva, em Gangwon 2024.

- A treinadora de Mariana Silva nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024 foi Mirlene Picin, que é a inspiração para a personagem Mika, da história em quadrinhos “Turma da Mônica Jovem”.

Outros esportes