Carregando...

Beisebol / Softbol

História

Há divergências sobre a origem do beisebol. Uma corrente acredita que o esporte seja de origem inglesa, derivando de um jogo semelhante chamado “rounders” que já era praticado no século XVIII na Inglaterra. Outros acreditam que o beisebol foi criado por Abner Doubleday, em Nova York, Estados Unidos, em 1839. Contudo, foram encontradas descrições de um esporte com bola e taco em documentos franceses que datam do século XIV. O primeiro jogo oficial dessa modalidade ocorreu em 1846, na cidade de Nova York. A modalidade é muito popular em países da América do Norte e Central.

No Brasil, o beisebol foi difundido principalmente por norte-americanos que residiam e trabalhavam no país. No início do século XX ele começou a ser praticado em São Paulo e em 1936 ocorreu o primeiro campeonato brasileiro de beisebol.

Já o softbol, criado em 1887 pelo americano George Hancock com o intuito de permitir a prática do baseball em ginásios cobertos, é praticado em campos fechados e possui algumas diferenças, como uma bola maior, o campo de jogo menor e o tempo de jogo – sete entradas, contra o nove do beisebol. Outra diferença importante é que o arremesso tem que ser feito com um movimento com o braço de baixo para cima (com o punho, abaixo, e o cotovelo obrigatoriamente alinhados verticalmente).

Nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, o beisebol foi incluído pela primeira vez como modalidade olímpica e Cuba conquistou o ouro. O softbol foi disputado pela primeira vez nos Jogos Atlanta 1996 e os Estados Unidos foram campeões. Ambos saíram do programa olímpico em 2012 e voltam nos Jogos Tóquio 2020.

 

Curiosidades

- No Brasil o beisebol é chamado de “esporte de japoneses”. Isso porque além dos norte-americanos terem introduzido o esporte no país, com a grande imigração japonesa no século XX, esse grupo começou a praticar essa modalidade. Atualmente, muito descendentes de nipônicos residentes no Brasil são jogadores de beisebol.

- Numa partida de beisebol são utilizadas muitas bolas. Esse objeto indispensável tem uma vida útil de no máximo 10 lançamentos.

- No softbol, as bases são duplas para evitar o choque entre as jogadoras, uma base é da defesa e a outra é do ataque, a base que precisa ser conquistada pela corredora é de cor alaranjada; a que precisa ser tocada pela jogadora de defesa é branca.

- A bola utilizada no softbol é maior que a do baseball, sua circunferência mede 30,4cm.

- Os Estados Unidos conquistaram 3 ouros (Atlanta 96, Sidney 2000 e Atenas 2004) e o Japão, 1 (Pequim 2008) no softbol.

- Cuba é maior vencedora do beisebol nos Jogos Olímpicos com 3 ouros (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Atenas 2004). Estados Unidos (Sydney 2000) e Coreia do Sul (Pequim 2008), ambos derrotando os cubanos na decisão, conquistaram os outros ouros.

Outros esportes + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais